Ao longo do ano letivo de 2021, as escolas da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais terão 19 sábados letivos. Nesses dias, o objetivo é que as unidades de ensino apresentem atividades diferenciadas e que possam ampliar as possibilidades de aprendizado do estudante. As datas constam no Calendário Escolar e são necessárias para cumprimento da carga horária obrigatória.

Na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia, no município de Santana do Jacaré, a diretora Amanda Sena Valdivia Ferreira busca ofertar atividades que atendam às necessidades e demandas dos estudantes. “Gostamos de organizar as aulas de acordo com as demandas dos alunos. Já temos os dias programados no nosso calendário e vamos aprimorando a cada sábado”, conta.

Na escola, os temas água e Covid-19 já foram debatidos nos sábados letivos voltados para atividades interdisciplinares. No sábado letivo dedicado à intervenção pedagógica, as competências não consolidadas pelos estudantes foram trabalhadas em formato de Tira Dúvidas. Para Amanda, trabalhar de forma atrativa ajuda na participação dos estudantes. “Acreditamos que só teremos resultado se trabalharmos de forma motivadora e lúdica”, afirma.

A aluna Melyssa Ribeiro Macrald Carvalho, do 6º ano do ensino fundamental da escola, conta qual foi o seu preferido. “Esses sábados estão sendo muito bacanas, porque trabalhamos os temas de forma diferente. O meu preferido foi sobre a Covid-19. Eu e uma colega tivemos a oportunidade de apresentar um teatro sobre as principais diferenças entre a gripe e a Covid-19”.

Para os alunos que não têm acesso aos meios digitais, as atividades realizadas aos sábados são encaminhadas no formato impresso.

Oficinas para entender as ferramentas

A Escola Estadual João Walmick, em Ipatinga, aproveitou um dos sábados letivos para realizar oficinas orientando sobre os usos das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial. Primeiro, a equipe gestora da unidade de ensino fez um levantamento dos alunos que estavam tendo dificuldades para acessar as atividades. Os pais e/ou responsáveis e os estudantes foram convidados para participar da atividade. “Fizemos uma sala só com quem estava com dificuldades e os professores foram explicando ponto a ponto sobre como acessar o Conexão Escola 2.0, por exemplo, e as outras ferramentas. Foi um trabalho muito forte, que contou com o envolvimento de todos e simbolizou também uma busca ativa”, destaca a diretora da escola, Maria Aparecida Salles de Almeida, mais conhecida como Cida.

Ao longo dos sábados letivos, também foram realizadas dinâmicas, discussão de textos, fábulas e um show de talentos envolvendo pais e filhos. Aline Andrade Baia Câmara é mãe de Miguel Andrade Câmara, aluno do 4º ano do ensino fundamental, e de Rafael Andrade Câmara, do 8º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual João Walmick.

Além de ser mãe de dois estudantes da rede, ela também é professora de educação física de uma escola estadual. Para Aline, os sábados letivos têm agregado conhecimento para os alunos. “Tanto como mãe, como professora eu acho que as aulas estão sendo importantes. Tive retorno dos meus alunos dizendo que as aulas estão sendo muito boas e vejo meus filhos realmente participando. Meu filho participou de uma palestra e me disse que foi a melhor aula de todas, que a fala dos profissionais convidados teve muito significado para ele”, destaca. Aline é professora na Escola Estadual João XXIII, em Ipatinga.

A palestra citada pela mãe foi resultado da união de cinco escolas estaduais do município para a realização dos sábados letivos. As unidades de ensino fizeram uma parceria e irão trabalhar de forma integrada, como conta Cida. “Os nossos sábados estão sendo muito dinâmicos. Convidamos um grupo de cinco escolas e estamos realizando ações conjuntas, serão sábados coletivos. A parceria acontecerá até o mês de julho”. A ação tem agradado aos professores. “Os professores estão elogiando, principalmente, por ser uma troca de experiências bem bacana”, completa a gestora.

Na palestra, alguns profissionais, como psicólogos, mostraram para os estudantes e pais e/ou responsáveis a importância da realização das atividades do ensino remoto e da participação da família no processo.

Participação das famílias

Já na Escola Estadual Maristela, localizada no distrito de Maristela de Minas, no município de Curral de Dentro, a diretora Damacia Mendes Arruda Braga, destaca a importância da participação das famílias. “O nosso desafio é ter a participação de todos, mas é muito importante falar também da participação das famílias”, ressalta.

Na escola, os estudantes já trabalharam com atividades de acolhimento, na qual escreveram cartas uns para os outros, fizeram declamação de poemas para compartilhar os sentimentos em relação à pandemia e o distanciamento social, construíram podcasts e um jornalzinho.

Segundo Damacia, os alunos perguntam sobre a necessidade da realização dos sábados letivos e ela destacou a importância das aulas. “Expliquei sobre o momento que estamos vivendo e necessidade para complementação da carga horária. Também destaquei a necessidade das aulas aos sábados serem realizadas da forma mais bonita possível”, conclui a gestora.