Após ficar com as gravações suspensas desde o final do mês de março, devido ao agravamento dos indicadores da pandemia da covid-19, percebido pela decretação da onda roxa pelo programa Minas Consciente, o programa Se Liga na Educação voltará a exibir conteúdo inédito.

A partir de segunda-feira (10/5), as teleaulas retornam com os conteúdos disciplinares previstos no segundo volume do Plano de Estudo Tutorado (PET) e também com o momento em que as dúvidas enviadas pelos estudantes são respondidas, ao vivo, no Tira-Dúvidas. O horário de exibição da Rede Minas também continua o mesmo: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Mas as novidades não param por aí, novos professores e equipe, selecionados através de edital, passam a fazer parte da atração. Um dos novos integrantes é o professor de sociologia Lucas Hill. Esta é a sua primeira experiência diante das câmeras. Porém, a motivação está maior que o nervosismo. “Para mim, vai ser uma grande surpresa me ver na TV. Nós gravamos, mas eu ainda não vi o programa montado. Espero que consiga atingir os alunos”. O professor, que integra a equipe dedicada à preparação das aulas voltadas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), compara o momento a quando está diante dos alunos para dar aula. “É a hora mais gostosa”.

Lucas já participava das atividades de construção e redação do PET e resolveu participar do edital para o Se Liga na Educação. Segundo ele, a equipe está motivada para produzir o melhor. “Espero que nosso trabalho valha a pena e com o Se Liga na Educação a gente consiga ajudar os estudantes a fazer o caminho deles”, afirma.

As gravações voltaram a acontecer no dia 26/4, mas, antes disso, no dia 23, os novos profissionais que passaram a integrar a equipe participaram do treinamento de mídia training. No curso, eles receberam dicas de como se portar diante das câmeras e como conduzir a apresentação, com o objetivo de adequar ao formato televisivo as aulas que dariam no ambiente da sala de aula. A Rede Minas também produziu material com dicas de preparação, figurinos, entre outras coisas, para auxiliá-los.

Ao longo da semana, o conteúdo é distribuído por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é ciências humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das ciências da natureza. E, na sexta-feira, a programação é voltada para os alunos que estão se preparando para o Enem.

O Se Liga na Educação integra as ferramentas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para o Regime de Estudo não Presencial, juntamente ao aplicativo Conexão Escola 2.0, e a principal delas, que é o PET. Todas trazem novidades para o ano letivo de 2021.

TV Assembleia

A transmissão pela TV Assembleia também seguirá a mesma dinâmica já operada no canal: das 7h às 9h é o conteúdo voltado para o ensino fundamental; e das 19h30 às 22h30, os do ensino médio. A exibição acontece de segunda a sexta-feira.

Por questões operacionais das duas emissoras, a transmissão feita pela TV ALMG, em relação a que é realizada pela Rede Minas, conta com uma semana de diferença. Ou seja, na segunda-feira, os estudantes assistirão na TV Assembleia à programação que foi transmitida pela Rede Minas na segunda anterior.

PET 2º volume

O volume 2 do Plano de Estudo Tutorado (PET) já está disponível para alunos e professores no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no aplicativo Conexão Escola 2.0 e pode ser baixado gratuitamente. A apostila começa a ser utilizada a partir desta segunda-feira, 10 de maio, que é quando tem início o segundo bimestre na rede estadual de ensino.

Assim como no ano passado, para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET será entregue impresso. A logística e a organização para a entrega serão feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.