Todo o potencial que a organização pode provocar na rotina de aprendizagem de estudantes tem sido particularmente percebido por alunos de escolas da rede pública estadual de Minas que trabalham com a dinâmica do 5S.

O programa tem colhido importantes frutos durante o Regime de Estudo não Presencial nas unidades de ensino que participam da Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide). Os resultados são comemorados por toda a comunidade escolar, que pretende aplicar os conceitos mesmo quando voltarem as aulas presenciais.

O programa 5S surgiu no Japão, na década de 50, e tem como objetivo despertar a consciência ambiental, estimulando a melhoria e manutenção do ambiente físico e relacionamento entre as pessoas. A aplicação do 5S nas escolas é capaz de produzir resultados, como a eliminação do desperdício de tempo, talento, energia e materiais; melhoria da qualidade de vida no ambiente físico e psicológico; maior rendimento no trabalho executado; e melhoria no relacionamento e colaboração entre as pessoas.

Na Gide, as escolas são estimuladas a implementar o Programa 5S - sensos de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.

Organização em foco

Na Escola Estadual Coronel Francisco Rolla, em São Domingos do Prata, Região Central de Minas, o programa incentivou, inclusive, um novo olhar sobre a participação das famílias dos alunos. De acordo com a diretora da unidade, Luciana Rolla, um grupo com pais e os estudantes foi criado para ajudar a definir as ações e alcançar os objetivos.

Uma das ações desenvolvidas demonstrou a importância da organização do cantinho de estudos. “Criamos vídeos explicativos e os professores iam propondo desafios. Eles mostravam como era montado o ambiente de trabalho e os alunos mostraram como era o cantinho de estudo deles”, contou a diretora. Os reflexos dessa ação refletiu no comportamento familiar e até na entrega do Plano de Estudo Tutorado (PET). “Os pais iam dando o depoimento deles com os filhos, alguns muito emocionantes”, complementou. As famílias mais engajadas foram premiadas.

Luciana ainda destaca a importância da dedicação da equipe da escola para que o processo rendesse resultados tão expressivos de envolvimento da comunidade escolar com reflexos no aprendizado. Todas as atividades da escola podem ser conferidas no perfil em uma rede social. Clique aqui para conferir.

Alunos empolgados

Na Escola Estadual Coronel Lourenço Belo, que fica em Capitólio, no Sul de Minas, a experiência tem sido surpreendente e envolvido, este ano, também os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. De acordo com a supervisora da unidade de ensino, Regina Carvalho, trabalhar com os alunos o 5S tem sido empolgante. “Eles estão amando”, observa.

As atividades pensadas para desenvolver com os alunos contam com caça-palavras, colagens, desafios entre outras. “Estamos mostrando o Japão (origem do 5S), gravando vídeos com a historinha, mostrando essa organização para eles. Tem sido muito bom. Estamos apaixonados com as ações do 5S. Os meninos estão encantados e os professores também”, revela.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, neste ano de 2021, e está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.