Estudar tendo como referência a realidade vivida no cotidiano é fundamental para despertar o interesse pelas disciplinas.

Pensando nisso, a equipe da Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz, localizada em Arcos, no Centro-Oeste de Minas, desenvolveu a ação “Transformar Vidas Através da Matemática: É Somando parcerias que se diminuem as desigualdades”. A iniciativa propicia aos alunos a possibilidade de se perceber no contexto de vida da sociedade e familiar. A ação foi pensada com a ajuda da equipe da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE).

A iniciativa começou quando os professores de matemática trabalhavam com os alunos, através de pesquisa, dados da realidade financeira familiar de cada um. A partir disso, todo o processo da ação foi desencadeado. “Isso fez com que a questão social em que eles estavam viesse à tona, eles foram vendo a dificuldade de cada estudante”, contou o diretor da unidade, Hélio Borges.

Os gráficos, elaborados a partir do levantamento que cada aluno fez, subsidiaram diversas atividades de aprendizagem. “Vários exercícios foram feitos com esses dados, gráficos, tudo para que eles conseguissem perceber a aplicação das informações através desses dados”, explicou o diretor.

Ações

As atividades, além de fazer com que os alunos ficassem mais conscientes, também motivou as famílias e a própria unidade de ensino a tomar ações práticas, como contou Hélio. “Isso despertou a questão social e o que a escola poderia fazer para ajudar os estudantes mais vulneráveis, principalmente neste momento de pandemia”. A partir disso, foi feito um levantamento, inclusive junto a órgão municipais, sobre programas que poderiam beneficiar os mais carentes.

De acordo com a vice-diretora da escola, Cíntia Marilia Rodrigues de Sousa, o trabalho mostrou como os alunos estão carentes de diversas formas e como isso impacta no aprendizado deles. “Foi o projeto que mais me sensibilizou e impactou”.

A ação gerou muito engajamento. A escola que oferece os anos finais do ensino fundamental – do 6º ao 9º ano -, passou a perceber o interesse, cada vez maior, dos estudantes. “A recepção foi muito boa, os alunos se envolveram”, comemorou o diretor Hélio Borges.

Também participaram na ação a vice-dietora Mirele Gonçalves, e os professores de matemática da escola: Flávio Duarte, Cleusa Pimentel, Aparecida Eufrásio, Elioenai Santos, Maria do Carmo Cardoso e João Paulo Martins.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 31 visitantes e Nenhum membro online