Atenção, alunos, pais e/ou responsáveis da rede estadual de Minas! De 07 a 25 de junho estará disponível a Avaliação Trimestral para verificar o nível e aprendizagem dos estudantes.
A avaliação acontece pela primeira vez durante o Regime de Estudo não Presencial e pretende contribuir para fornecer subsídios ao professor para constatar se os objetivos de ensino estabelecidos foram atingidos. Além disso, a intenção da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) também é levantar dados para que se possa realizar um trabalho de recuperação de eventuais defasagens e garantir que o conteúdo possa ser assimilado. Os exames estarão disponíveis on-line, via aplicativo Conexão Escola 2.0 e web, e também de forma impressa para quem não tem acesso à internet.
A Avaliação Trimestral será destinada aos alunos a partir do 2º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, além das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e correção de fluxo. Na aplicação on-line, os estudantes terão acesso aos cadernos de prova por meio do aplicativo Conexão Escola 2.0 ou via web. Na aplicação impressa, destinada aos estudantes que não possuem dispositivos/equipamentos e/ou acesso à internet, os cadernos de teste serão entregues juntamente com o material impresso do segundo volume do Plano de Estudo Tutorado (PET).
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Martins, reforça a importância da Avaliação Trimestral e como ela pode influenciar de maneira positiva a trajetória do aluno. “É fundamental que as escolas orientem e estimulem a participação de todos os estudantes para que, a partir dos resultados, o professor possa estabelecer novas estratégias e abordagens para superar as dificuldades de aprendizagem”.
A partir dos resultados, assim como feito na Avaliação Diagnóstica, será feito um plano de estudos individual, com as indicações do conteúdo que deve receber mais atenção e qual o material pode ser usado pelo aluno para cumprir o objetivo. Os resultados serão compartilhados também com os professores e diretores. “A avaliação fornece subsídios ao professor para planejamento de intervenções pontuais e realização de um trabalho de recuperação de aprendizagem mais efetivo, baseado nas necessidades reais de cada estudante”, reforça a subsecretária.
Vale lembrar que a Avaliação Trimestral não vale nota e não é obrigatória e, por isso, deve ser feita sem consulta. Assim, será possível ter um diagnóstico mais fiel da realidade de cada aluno da rede. Além disso, a participação também conta para o Prêmio Escola Transformação, que pode render premiação em dinheiro para a escola. Quanto maior a participação, melhor no ranking a unidade de ensino vai ficar.