A Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) está presente em 1.009 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. A partir da iniciativa, as unidades de ensino estão usando a criatividade para estimular os alunos a cumprirem as atividades propostas pelo Regime de Estudo não Presencial.
Na Escola Estadual Manoela Faria Soares, no município de Unaí, uma atividade originada do plano de ação da GIDE tem estimulado o desenvolvimento dos estudantes em todos os conteúdos. É a ação "#Curte a minha resenha". A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura, interpretação de texto e análise crítica de livros e filmes de interesse do aluno. “A leitura e a interpretação são a base para o aluno se sair bem em todos os conteúdos”, destaca a especialista da escola, Izabella Valadares.
A resenha dos estudantes deve ser gravada em vídeo. Para isso, o primeiro passo da ação foi a explicação do professor sobre o que é uma resenha crítica. Logo depois, é ministrada uma aula sobre como os estudantes podem gravar os vídeos. Com o ensino remoto, implementado devido a pandemia da Covid-19, as aulas acontecem pelo aplicativo Conexão Escola 2.0. Os alunos que não têm acesso à internet participam do projeto elaborando uma resenha escrita.
“A resenha é feita para que o aluno possa indicar a publicação para o colega e dizer o que achou. Os vídeos também são postados nas redes sociais da escola”, conta Izabella. A escolha do livro e do filme é orientada pelo professor.
A ação "#Curte a minha resenha" foi idealizada pelo professor de Língua Portuguesa, Allysson Santana Gomes, que também auxilia os colegas na realização das atividades que acontecem com as turmas.
Devolução das atividades
Já na Escola Estadual Mestra Bila, no município de Brasília de Minas, o estímulo é pela devolução das atividades propostas pela escola. A unidade de ensino está realizando a “Campanha turma nota 10”, na qual os alunos são incentivados a realizarem as atividades propostas. “Temos um acompanhamento próximo da devolutiva dos alunos. Em uma planilha, colocamos todas as atividades que foram entregues e, para aqueles estudantes que estão em atraso, por exemplo, fazemos uma ligação para as famílias para saber o motivo”, afirma a especialista da unidade de ensino, Aline Ribeiro da Silva.
A partir da campanha, as turmas que tiverem mais devolutivas receberão um certificado de reconhecimento. Na escola, todas as turmas – do 1º ao 9º do ensino fundamental – participam das ações da GIDE.
GIDE no Estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.