Depois de mais de um ano sem atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19, a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de junho, escolas da rede estadual de ensino voltarão a receber os estudantes.
As unidades de ensino estão sendo preparadas com todo o cuidado que o momento exige para que a retomada aconteça com segurança. As atividades presenciais serão ofertadas por meio do ensino híbrido.
No ensino híbrido haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Na semana do dia 21 de junho, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante.
“A escola permanecerá aberta por uma semana para atendimento presencial de apoio à realização das atividades remotas e esclarecimento de dúvidas. Na semana seguinte, haverá apenas atendimento remoto por meio das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial. Essa organização é importante para mantermos os dois tipos de atendimentos e para acompanhamento da evolução dos indicadores de saúde durante a retomada”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Izabella Cavalcante Martins.
As atividades pedagógicas presenciais serão ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma. Durante as atividades presenciais, o estudante poderá interagir e compartilhar os conhecimentos alcançados durante o Regime de Estudo não Presencial e obter suporte pedagógico para desenvolver as habilidades ainda não consolidadas.
Para proporcionar ainda mais segurança aos profissionais da educação e alunos, cada escola deverá organizar o atendimento às turmas observando-se o distanciamento previsto pelos protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES), devendo o gestor escolar organizar grupos de atendimento aos estudantes.
A carga horária de trabalho do professor deverá ser cumprida também alternando entre o presencial e o remoto. Na semana em que o professor realizar o atendimento presencial na escola, não haverá atendimento pelo Conexão. Na semana seguinte, o cumprimento da carga horária será de forma remota, seguindo o atendimento do aluno por meio do aplicativo.
Na próxima semana, iniciam as atividades presenciais com os alunos nas escolas estaduais que ofertam do 1º ao 5º do ensino fundamental, localizadas em municípios em ondas verde ou amarela do Plano Minas Consciente e que a prefeitura não apresenta nenhuma restrição. Nessas unidades de ensino, os profissionais da educação já retomaram as atividades presenciais desde a última segunda-feira (14/6). Eles estão se organizando para que tudo já esteja pronto quando os alunos retornarem para as escolas. Servidores que pertencem a grupos de risco permanecem em teletrabalho e não realizam atividades presenciais nas escolas.
Retorno facultativo
A participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa. Sendo assim, nos casos que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) continuará ofertando o Regime de Estudo não Presencial, que ainda é obrigatório, pois a carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio do Plano de Estudo Tutorado (PET) e das atividades complementares elaboradas pelo professor.
Retorno gradual
O retorno dos demais anos de escolaridade será gradual, com avaliação das condições locais e indicadores epidemiológicos. A cada 14 dias deverá ser avaliado o início progressivo do ensino híbrido para os demais anos de escolaridade, iniciando-se pelas turmas do 3º ano do Ensino Médio, seguidas pelas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, módulos conclusivos da Educação de Jovens e Adultos e módulos conclusivos e práticos dos cursos técnicos parciais. A SEE/MG irá orientar, em momento oportuno, sobre a possibilidade do início do ensino híbrido para os demais anos de escolaridade.