Número de vagas: 20 (vinte) Inscrições nos dias 23 e 24 de junho de 2021 https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/ (Clicar em Projeto de Extensão Espaço das Letras, depois selecionar o curso) O curso é gratuito e será realizado pelo Google Meet (link a ser enviado aos inscritos).
Datas e horários Às segundas e às quartas, das 18h às 19h30min. (serão 6 ou 7 encontros dependendo do número de inscritos) Início: dia 28 de junho (segunda-feira) A questão do erro linguístico: contribuições da Linguística para o ensino de língua na Educação Básica Ministrante: Dra. Quézia dos Santos Lopes Oliveira Doutora em Linguística na modalidade sanduíche (UFRJ/Brasil-USC/Espanha) com experiência nos ensinos básico e superior. Atualmente leciona a disciplina de Língua Portuguesa na educação básica da Prefeitura de Mesquita-RJ e integra o grupo de pesquisa do projeto NEPSOL-RR (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Roraima, da UFRR). Ementa Concepções de língua e linguagem. O ensino de português: panorama atual, tipos e objetivos de ensino. Modelos de gramática. Norma, variação e preconceito linguístico. A questão do erro no ensino tradicional. Contribuições da Linguística ao ensino de língua materna. Diálogo entre educação superior e básica. Programa Aula 1- Ensino de português e Concepções de língua e linguagem Aula 2- A questão do erro no ensino de língua (norma, variação e preconceito linguístico) Aula 3- Erro nos eixos da análise linguística e oralidade Aula 4- Erro nos eixos de escrita e leitura Aula 5- Repensando o erro à luz da linguística Aula 6- Oficina de atividades (Parte prática com os alunos. Apresentações em duplas (10 min cada) ou trios (15 min cada grupo). Avaliação: O grupo apresentará uma proposta de atividade de língua portuguesa, destinada a alunos da educação básica, dentro das discussões levantadas no curso, ou seja, elaborará uma sequência didática que dê um novo tratamento, à luz da Linguística, ao que é visto como erro nas aulas de português na concepção tradicional de ensino. Aula 7- Oficina de atividades (parte 2- se precisar (a depender da quantidade de alunos na turma)) Bibliografia básica ANTUNES, I. “Avaliação da produção textual no ensino médio”. In: BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. (Orgs.); KLEIMAN, A. [et al.]. Português no ensino médio e formação do professor- São Paulo: Parábola Editorial, 2006. ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007. BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2007. BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 30 jan 2021. ______. Base Nacional Comum Curricular (versão final). 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_publicacao.pdf> Acesso em: 02 fev. 2021. DIONÍSIO, A. P. & MARCUSCHI, L. A. Fala e escrita. 1. ed., 1. reimp.—Belo Horizonte: Autêntica, 2007. FARACO, C. A. “A língua portuguesa no ensino médio”. Revista Trama - Volume 4 - Número 7 - 1º Semestre de 2008 - p. 97-114 __________. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. __________. “Atividades epilinguísticas no ensino de língua materna”. Revista de Humanidades e Letras.Vol.2, Nº.1, 2015. ILARI, R. A Linguística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1985. KENEDY, E. “Possíveis contribuições da linguística gerativa à formação do professor de língua portuguesa”. Rev. de Letras – Nº 72. 32 - Vol. (1) - jan./jun. – 2013. KOCH, I. & ELIAS, V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed., 3ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2015. MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008. POSSENTI, Sírio. Por que (não)ensinar gramática na escola?