Uma escola com alunos motivados é um organismo intenso e que deve ser organizado em todos os seus aspectos.
Por isso, cuidar do bem estar dos professores também é uma forma de impactar positivamente no aprendizado dos estudantes durante o Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Nas unidades de ensino que trabalham com a Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) ações propostas ajudam no alcance deste objetivo.
Foi pensando nisso que na Escola Estadual Cel. Camilo Soares, em Ubá, na Zona da Mata mineira, foi desenvolvido com os professores o projeto “O Melhor Ano de Nossas Vidas”. A equipe da escola propôs a realização de um ano também especial para os educadores com uma série de ações. Entre elas, o envio de mensagens motivadoras, realização de atendimento com especialistas e criação de momentos mais relaxantes para todos.
A direção e a equipe de supervisão da escola, juntamente à Gide, perceberam que muitos professores estavam precisando de ações para ajudá-los neste momento de trabalho remoto. Em alguns casos, como conta a supervisora da unidade de ensino, Cristiane Trindade, os educadores estavam até recorrendo à medicação. Foi aí que as ações começaram a ser implementadas. “Para nós conseguirmos reverter uma boa prática com os alunos é preciso que os profissionais também estejam bem”, disse.
Um cardápio de atividades motivacionais foi montado. Uma das ações com mais impacto é o amigo oculto virtual. De acordo com Cristiane, foram sorteados os nomes dos educadores, como na tradicional brincadeira de fim de ano, e, ao invés de troca de presentes, a surpresa foi outra. “Foi uma troca de incentivo. Você teria que ver no seu colega o que mais chama atenção positivamente nele e dar esse feedback”, revelou. A experiência, segundo ela, tem ajudado a aproximar a todos. “Até os que eram mais fechados estão gostando”, complementa Cristiane. Há também aulas de yoga feitas através do meet, bate-papo com psicólogos e reuniões motivadoras.
Reflexo na comunidade escolar
Com bem pontuado pela supervisora da Escola Estadual Cel. Camilo Soares, Cristiane Trindade, o reflexo do cuidado com os professores transbordou e refletiu também nos estudantes. Os alunos da unidade de ensino têm alcançado 100% de participação nas aulas remotas e entregando as atividades. Se eles estão motivados é porque os educadores também estão. “O quanto foi importante cuidar da saúde dos nossos profissionais e não só dos alunos, que são nosso foco, mas precisamos de uma ponte entre o aprendizado e os estudantes e cuidar dessa ponte também é muito importante”, acredita.
GIDE no Estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.