A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está ampliando a oferta de vagas em cursos de Educação Profissional ministrados nas escolas da rede estadual de ensino. Para o segundo semestre deste ano, serão mais de 34 mil vagas, em 684 unidades de ensino.
“A ampliação da oferta no estado foi realizada de forma cuidadosa, a partir de uma análise da demanda do nosso território. A proposta é atender mais escolas em um raio maior. A ação vem em consonância com o Plano Estadual de Educação”, destaca a diretora de Educação Integral e Educação Profissional, Flávia Paola Felix Meira.
Ao todo, são ofertadas 29 diferentes opções de cursos. Em Belo Horizonte, por exemplo, têm escolas ofertando cursos de vendas, artes visuais, informática e recursos humanos. Em Montes Claros, é possível se inscrever em cursos de administração e segurança do trabalho. Já em Poços de Caldas há vagas para logística, marketing, entre outros.
As vagas dos cursos técnicos são destinadas a alunos do 2º e 3º do ensino médio de escolas públicas e privadas. Também podem se inscrever pessoas que já tenham concluído o ensino médio. Para verificar a lista de municípios e escolas com oferta de cursos técnicos neste segundo semestre, CLIQUE AQUI.
A divulgação dos cursos e das vagas ficam a cargo das próprias escolas. As unidades de ensino também são as responsáveis pelo processo de seleção. Os interessados em participar devem entrar em contato com a escola pelo telefone ou e-mail. Confira aqui a lista de e-mails institucionais das escolas estaduais.
Os cursos serão ministrados inicialmente de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela SEE/MG durante a pandemia da Covid-19.
Atendendo às necessidades locais
Os cursos serão ofertados a partir de um levantamento de demandas. No município de Serra dos Aimorés, por exemplo, a Escola Estadual Vanda Reuter irá ofertar o curso de Açúcar e Álcool. Segundo o diretor da unidade de ensino, Adão César Coelho, a região está em festa, porque a procura por profissionais desta área é grande. “Estamos todos muito felizes e orgulhosos. Para se ter uma ideia, temos 11 usinas de álcool na região e uma que estava fechada vai ser reaberta e gerar ainda mais empregos. A oferta desse curso aqui na escola atende a uma demanda antiga da região”, conta.
O gestor também destaca que a possibilidade de formação técnica dá novas perspectivas aos jovens. “Antes, os jovens formavam e tinham como objetivo fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma graduação. Agora com o curso, eles já vão sair preparados para o mercado de trabalho. É um outro momento para a nossa região”, finaliza Adão César.
Outra unidade de ensino que está na expectativa para oferta de cursos técnicos é a Escola Estadual Chaves Ribeiro, em Itaobim. A unidade de ensino já oferta cursos técnicos para as turmas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e a partir de agora irá iniciar turmas nos cursos subsequentes de Serviços Públicos, Administração e Enfermagem.
“Esses cursos são fundamentais. Falta mão de obra qualificada na nossa região e isso já foi destacado por comerciantes. Temos pessoas de cidades vizinhas que vieram procurar vaga para os cursos”, afirma o diretor da escola, Rodrigo Rodrigues Jardim.