Os professores curadores selecionados para integrar o Núcleo Gestor do Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica participaram da primeira reunião nesta quarta-feira (04/08).
O grupo será responsável por apoiar as atividades de seleção dos projetos, acompanhamento de indicadores, organização da formação de professores, do seminário final de boas práticas, previsto para 2022, e dos artigos e relatos de experiência elaborados pelas equipes dos núcleos de pesquisa em todo o estado.
Foram selecionados 12 professores efetivos da rede estadual, sendo três de cada uma das áreas de conhecimento. Os educadores são das diversas regiões do Estado: Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha, Norte, Sul e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Essa diversidade permite uma pluralidade de olhares para o desenvolvimento do projeto e a prática da pesquisa na escola.
O Projeto Iniciação Científica na Educação Básica tem por finalidade fomentar o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e nos Currículos Referência de Minas Gerais - CRMG, bem como o cumprimento de ações voltadas à educação das relações étnico-raciais, em consonância com as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008.
Inscrição de projetos
Está aberto, até 23 de agosto, o período de inscrição para seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica para alunos e professores orientadores da rede pública estadual. De acordo com o edital da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a proposta de Iniciação Científica para a Educação Básica visa fomentar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e nos Currículos Referência de Minas Gerais. A iniciativa faz parte do Agosto das Juventudes, desenvolvido pela SEE/MG. Ao longo de todo o mês, serão realizadas ações voltadas para os jovens estudantes da rede.
Serão selecionados projetos de autoria de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, 4º período da Educação de Jovens e Adultos - EJA Ensino Fundamental, 1º período da EJA Ensino Médio e professores de Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais para integrar o Projeto Iniciação Científica na Educação Básica.
O professor orientador e os estudantes pesquisadores deverão elaborar o projeto e apresentá-lo à Gestão Escolar que selecionará um projeto da escola, e posteriormente o enviará, no ato da inscrição, por meio do formulário online, disponível neste link.
No dia 1º de outubro, a SEE/MG divulgará no site www.educacao.mg.gov.br a lista com a relação de projetos aprovados.
Para mais informações, basta acessar o edital do processo de seleção clicando aqui.