O “Dia do Estudante” é celebrado nesta quarta-feira (12/8). A comemoração é realizada desde 1927 e marca a data do centenário dos dois primeiros cursos superiores do Brasil, criados por D. Pedro I, em 1827.
Para celebrar esse "Dia do Estudante", a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) conta histórias de três alunos da rede estadual de ensino que, de diferentes maneiras, conseguem promover transformações nos locais onde vivem e impactam positivamente na vida dos colegas.
Victor Hugo Alves Alcides é aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ary Pimenta Bugelli, no município de Itaú de Minas. Inspirado em sua mãe, o sonho do jovem é ser professor de língua portuguesa. “Minha mãe é professora da rede municipal e desde pequeno eu a via trabalhando e ficava imitando. Hoje, vendo ela exercer a profissão, me sinto alegre e vejo cada vez mais que quero seguir os passos dela”, conta Victor.
A busca pelo seu sonho já começou e uma ação que traz benefícios para seus colegas de turma. “No meu tempo vago, busco transmitir o conhecimento que eu tenho para colegas que estão com alguma dificuldade. Cada dia a gente combina um horário. Eu gosto muito de ajudar. Assim me sinto realizado e vejo que cada vez mais é isso que eu quero”, afirma. Para Victor, ajudar o próximo é uma forma de exercer o protagonismo. “Para mim, ser estudante significa estar junto e compartilhar conhecimento. Acho que, às vezes, falta isso. Tento exercer meu papel de estudante ajudando os colegas que precisam”, conclui.
Em Miraí, município com cerca de 15 mil habitantes, a estudante Priscila Aparecida Brito, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Santo Antônio, tem feito a diferença e mudado a história de jovens e adultos de sua comunidade. Na unidade de ensino, mesmo de forma remota, por causa da pandemia da Covid -19, ela auxilia os colegas que têm dificuldades no Plano de Estudo Tutorado (PET) e incentiva a participação no ensino remoto.
Fora da escola, Priscila foi uma das idealizadoras de um projeto que auxilia no letramento e alfabetização de jovens e adultos. “Entramos em contato com a gestão municipal e com a igreja da cidade. Vimos a necessidade de auxiliar essas pessoas. Nós treinamos a leitura com eles e auxiliamos nas atividades que a professora passa”, conta. A partir do projeto, a estudante foi escolhida para incluir sua iniciativa em um evento que será realizado em São Paulo. “Vou representar minha escola e Minas Gerais. Terei a oportunidade de contar minha história e o que estou fazendo pela minha comunidade”, finaliza.
No sul de Minas, a ação realizada pela Gabriela Azarias e seus colegas auxiliou que outros alunos da Escola Estadual Padre Piccinini, em Paraguçu, pudessem retomar as atividades presenciais de forma mais tranquila. Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral da escola elaboraram um vídeo que mostrou para a comunidade todas as mudanças realizadas na unidade de ensino para que o retorno dos estudantes fosse seguro. “Cada aluno contribuiu para que saísse algo bem criativo. Eu, como possível futura jornalista, tive a ideia de fazer uma entrevista com o nosso diretor José Roberto; a aluna Maria Clara, que gosta de gravar e editar, teve a ideia de simular como seria o retorno; as alunas Amanda e Ana Paula contribuíram com a criação da trilha sonora; e, desta forma, aos poucos chegamos ao resultado final”, conta Gabriela.
O vídeo foi feito com o máximo de cuidado possível, extremamente detalhado para que todas as informações fossem passadas com bastante clareza. Para a estudante, ao auxiliar a comunidade, está desenvolvendo características que um jovem protagonista deve ter. “Acredito que o jovem protagonista é aquele que toma a iniciativa de uma ação consciente que seja importante para a escola, a comunidade ou para a sociedade de maneira geral, portanto, é um ator principal e deve-se ter criatividade, responsabilidade e carisma”, finaliza.
#AgostoDasJuventudesMG
A SEE/MG celebra o mês de agosto com a campanha #AgostoDasJuventudesMG. Ao longo de todo o mês, serão realizadas ações voltadas para os jovens estudantes da rede. A ideia é que eles possam conhecer e debater temas que permeiam seu dia a dia. Agosto foi escolhido como o mês das juventudes, porque é nele que se comemora o Dia do Estudante (11/8) e a Semana Estadual das Juventudes (12 a 18/8), conforme Lei Estadual 22.413/2016.
Entre as ações do #AgostoDasJuventudesMG, está a realização da live “Iniciação Científica: Jovens, Ciências e Protagonismo”. O evento virtual contará com a participação de estudantes e professores da rede estadual de ensino que fazem da iniciação científica parte do seu cotidiano de ensino e aprendizagem. A live será transmitida hoje, a partir das 17h, no canal do Youtube da SEE/MG. Clique AQUI para acessar.