Em Minas Gerais, todas as 391 escolas estaduais que participam do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) contam com um acompanhamento bem próximo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e com um robusto e intenso processo formativo.
São formações específicas para apresentação do modelo pedagógico destinada para gestores, especialistas e professores de Projeto de Vida, em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE)
A coordenadora do EMTI na SEE/MG, Claudia Maria da Silva Lobo, destaca a importância das formações para os profissionais. “Neste momento da implantação, a formação continuada é uma importante ferramenta para as equipes escolares, pois contribui para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas, onde os novos ambientes e tempos escolares sejam aproveitados de maneira assertiva sendo assim mais significativos e contribuam para que a educação seja de fato integrada”.
Para os educadores, as formações são ministradas por meio de parcerias. A partir da parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação ( ICE), os profissionais recebem formação em Nivelamento, a ação é voltada para professores de língua portuguesa e matemática e auxilia no trabalho com sequência didática e metodologia de resgate de habilidades não consolidadas em séries anteriores. Já em parceria com a STEM Brasil , são realizadas formações com professores dos componentes curriculares de Ciências da Natureza.
As unidades de ensino também recebem visitas bimestrais e participam de encontros formativos nos quais é possível atender particularmente cada escola e entender suas potencialidades e desafios.
O diretor da Escola Estadual José Ermírio de Moraes, no município de Três Maria, José Augusto Mesquita, vê o acompanhamento como essencial para a continuidade do trabalho. “Se temos uma equipe que nos acompanha, isso dá segurança para o trabalho que já é ofertado e nos faz despertar para novos desafios. Nas formações conseguimos perceber no que podemos nos aprofundar para tornar a escola mais acolhedora e aberta. A escola se sente verdadeiramente preparada para os desafios”, afirma.
Na escola, são realizados momentos de formação semanais, nos quais é possível fazer o acompanhamento do desempenho dos alunos. “A educação integral possibilita essa aproximação do professor com o aluno, o que acaba resultado na melhoria do desempenho do estudante. Com o aluno mais tempo na escola conseguimos ter um novo olhar para este jovem”, finaliza. A Escola Estadual José Ermírio de Moraes implementou o EMTI em 2020.
EMTI em Minas Gerais
Desde o início desta gestão, a SEE/MG vem investindo na expansão da educação integral no ensino médio. De 78 unidades em 2019, saltou para 391 em 2021, e com previsão de expandir para um maior número de escolas em 2022. As unidades de ensino que ofertam a iniciativa estão localizadas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e ofertam mais de 59 mil vagas.
Do total de escolas EMTI, 63 ofertam cursos técnicos. Há no estado diferentes opções de cursos: Açúcar e Álcool; Agroecologia; Agronegócio; Agropecuária; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletrônica; Eletrônica; Informática; Logística; Mecânica; Química; Segurança do Trabalho; e Transações Imobiliárias.
Quero integral
Pais e responsáveis, alunos e professores interessados em ter mais informações sobre o Ensino Médio em Tempo Integral é só acessar o site querointegral.com.br/MG. Na página, é possível, por exemplo, acessar a lista de unidades de ensino mineiras que ofertam a iniciativa, algumas perguntas e respostas e como funciona o EMTI.