Nas próximas edições do Prêmio Escola Transformação, as unidades de ensino da rede estadual deverão ficar atentas ao Índice Escola Transformação (Inest), inspirado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Instituído pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Inest será calculado por meio de dois indicadores: indicador de fluxo escolar e indicador de desempenho, gerando um resultado por etapa de ensino: ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais e ensino médio.
O índice será calculado três vezes ao longo do ano (Inest-1, Inest-2 e Inest-3), utilizando resultados das avaliações de rede aplicadas ao longo do período letivo. O Inest-1 levará em consideração os resultados da Avaliação Diagnóstica de 2021; o Inest-2, os resultados da Primeira Avaliação Trimestral; e, por fim, o Inest-3 levará em consideração os resultados da Segunda Avaliação Trimestral.
A Avaliação Diagnóstica de 2021 foi aplicada entre os meses de março e abril. Já a Primeira Avaliação Trimestral foi realizada pelos alunos em junho. A Segunda Avaliação Trimestral será aplicada no final do mês de agosto.
Indicadores
O indicador de fluxo se assemelha à aprovação do estudante, tendo como base o bimestre de referência da premiação. Para seu cálculo, utiliza-se a carga horária dos alunos e a nota bimestral das componentes curriculares obrigatórias que geram reprovação. Neste cálculo são levadas em consideração todos os anos de escolaridade que compõem o nível de ensino (anos iniciais, anos finais ou ensino médio).
Já o indicador de desempenho é obtido pela média padronizada da proficiência em língua portuguesa e matemática em determinada etapa avaliada - 5º ano, 9º ano e 3º ano do ensino médio. A padronização do desempenho, para variar entre 0 e 10 pontos, é realizada a partir da proficiência média dos estudantes, utilizando os mesmos parâmetros do IDEB..
Elegibilidade
Os indicadores de elegibilidade são aqueles que tornam as escolas elegíveis ao Prêmio. Para todas as edições, serão utilizados dois indicadores de elegibilidade: utilização das ferramentas Google disponibilizadas pela SEE/MG, que inclui o Conexão Escola 2.0, e a taxa de participação nas avaliações de rede. A utilização, pelos professores, precisa ser igual ou superior a 80% no período de referência. O índice de acesso pelos professores à plataforma, para a segunda edição do prêmio, será calculado pela média dos percentuais semanais de acesso à plataforma online indicada pela Secretaria pelos professores de cada unidade escolar, durante o período de referência. Já para a terceira edição do prêmio, o acesso dos professores será contabilizado quinzenalmente (de duas em duas semanas), tendo em vista o retorno presencial dos estudantes em várias escolas estaduais. Em outras palavras, basta que haja no mínimo um acesso semanal, na segunda edição, ou quinzenal, na terceira edição, para que o docente seja contabilizado no indicador. Já a taxa de participação dos estudantes nas avaliações Diagnóstica, Primeira e Segunda Trimestral, precisa ser igual ou superior a 80% em língua portuguesa e matemática - e igual ou superior a 60% nas demais áreas de conhecimento avaliadas.
É importante destacar que a cada edição, são levados em consideração períodos e avaliações distintas, a depender do período do ano letivo.
Escola Transformação
O Prêmio é uma iniciativa da SEE/MG que busca reconhecer, publicamente, as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. A partir da iniciativa, serão distribuídos R$ 105 milhões para unidades de ensino que apresentarem os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, conjuntamente. Até o final do ano letivo, serão realizadas três premiações e elas irão reconhecer as unidades de ensino que se destacarem nos resultados, com a distribuição de 1.000 prêmios.
Premiações
O resultado final da primeira edição do Prêmio escola transformação foi divulgado no dia 12 de agosto. Foram distribuídas 300 premiações, para 219 escolas contempladas - uma mesma unidade pode ser premiada em mais de um nível de ensino. Nesta primeira etapa, receberam menção honrosa as unidades de ensino que obtiveram as maiores médias entre a taxa de participação dos estudantes na avaliação diagnóstica, iniciada em março/2021, e o índice de utilização pelos professores da plataforma online indicada pela SEE, durante o período de um mês (01/06 a 30/06).
Na segunda edição, serão distribuídos R$ 100 mil para até 350 escolas estaduais, em duas categorias. A categoria 1 é destinada a escolas com maiores pontuações no Inest 2, que leva em consideração os resultados da Primeira Avaliação Trimestral. Já na categoria 2 serão premiadas as unidades de ensino com maiores variações percentuais positivas entre o Inest 1 – que leva em consideração os resultados da Avaliação Diagnóstica - e o Inest 2.
Por fim, na terceira edição, também serão distribuídos R$ 100 mil para até 350 escolas estaduais. Os prêmios estão divididos em duas categorias. A categoria 1 premiará escolas com maiores pontuações no Inest 3, que considera os resultados da Segunda Avaliação Trimestral. Já na categoria 2 serão contempladas unidades de ensino com maiores variações percentuais positivas entre o Inest 2 e o Inest 3.
Para as 350 escolas premiadas na terceira edição, também serão destinados outros R$ 100 mil, em 2022, para aquelas que confirmarem crescimento entre o IDEB de 2019 e 2021. Assim, a terceira edição destinará até R$ 200 mil às unidades de ensino que se destacarem nos resultados.
Mais informações sobre o Prêmio podem ser consultadas no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/premio-escola-transformacao.