Desde a última semana, as equipes gestoras das escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) estão participando de um momento de fortalecimento da premissa da Excelência em Gestão.
Os encontros virtuais têm duração de cerca de duas horas e contam com apoio do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).
Chamado de “Ponto de Encontro”, diretores, especialistas e professores coordenadores de áreas das escolas têm a oportunidade de aprimorar o desenvolvimento de tecnologias de gestão para o pleno desenvolvimento do modelo pedagógico desenvolvido no EMTI.
A diretora Lessandra Justino Guimarães, da Escola Estadual Dona Mariana Carvalhal Costa, em Soledade de Minas, destaca o que mais gostou da reunião. “Gostei da retomada que eles fizeram sobre o Guia, a liberdade de podermos acrescentar algo que deixe com a cara da nossa escola e a revisão quanto aos passos da tutoria”, afirma. O Guia de Ensino e Aprendizagem é um documento que auxilia no planejamento pedagógico de cada professor.
Já Ana Paula Martins Costa Carvalho é especialista em Educação na Escola Estadual de Montalvânia, localizada no município de mesmo nome, e conta que a reunião foi importante para trocar experiências. “O encontro mostrou que não estamos andando sozinhos e que estamos tendo apoio. Além disso, temos suporte para vencer os desafios”.
O “Ponto de Encontro” está sendo realizado por regional, ou seja, cada reunião conta com a participação de todas as unidades de ensino da Superintendência Regional de Ensino (SRE) que ofertam o EMTI.
EMTI em Minas Gerais
Desde o início desta gestão, a SEE/MG vem investindo na expansão da educação integral no ensino médio. De 78 unidades em 2019, saltou para 391 em 2021, e com previsão de expandir para um maior número de escolas em 2022. As unidades de ensino que ofertam a iniciativa estão localizadas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e ofertam mais de 59 mil vagas.
Do total de escolas EMTI, 63 ofertam cursos técnicos. Há no estado diferentes opções de cursos: Açúcar e Álcool; Agroecologia; Agronegócio; Agropecuária; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletrônica; Eletrônica; Informática; Logística; Mecânica; Química; Segurança do Trabalho; e Transações Imobiliárias.
Quero integral
Pais e responsáveis, alunos e professores interessados em ter mais informações sobre o Ensino Médio em Tempo Integral é só acessar o site querointegral.com.br/MG. Na página, é possível, por exemplo, acessar a lista de unidades de ensino mineiras que ofertam a iniciativa, algumas perguntas e respostas e como funciona o EMTI.