A partir de janeiro de 2022 os pagamentos dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais serão feitos por meio do banco Itaú. Com isso, é necessário que todos os servidores providenciem a abertura de conta no banco, uma vez que o pagamento do salário referente ao mês de dezembro, que ocorre em janeiro, já será realizado por meio da nova instituição.
Portanto, é desejável que todos realizem o processo de abertura de conta até novembro 2021. Caso decida abrir a conta neste momento, o servidor não terá qualquer custo adicional e nem a necessidade de realizar qualquer tipo de movimentação até o recebimento do primeiro salário.
Os servidores poderão optar pela abertura de conta corrente ou conta-salário no banco Itaú. A portabilidade poderá ser solicitada, se for o caso, direto no banco em que o servido pretende receber seus vencimentos.
Mais informações sobre os procedimentos para a abertura de contas e orientações gerais podem ser obtidas no www.itau.com.br/minasgerais e dúvidas podem ser enviadas para o RH Responde (www.rhresponde.mg.gov.br).
Dúvidas Mais Frequentes:
1) Quando a mudança do banco vai acontecer? Quando os salários começarão a ser pagos por meio do novo banco?
Os salários do funcionalismo público estadual começarão a ser pagos por meio do Banco Itaú a partir de janeiro de 2022.
2) Eu já posso realizar a abertura da conta? Até quando a abertura da conta deve ser feita?
O servidor já pode iniciar o processo da abertura de contas desde já, sem qualquer custo relativo à manutenção da conta. Recomendamos, inclusive, que a abertura da conta ocorra até 30 de novembro de 2021 de modo a evitar possíveis problemas no crédito do salário que ocorrerá em janeiro de 2022. Para mais informações, acesse o link: www.itau.com.br/
3) Como faço para prosseguir com a abertura das contas?
O processo de abertura das conta pode ser realizado pelo aplicativo do Banco Itaú, pelo site (www.itau.com.br/minasgerais), presencialmente em espaços disponibilizados para os servidores do Estado de Minas Gerais ou em uma das agências do banco disponíveis no Estado.
4) Quais os documentos e informações necessárias para abertura de contas?
Basta um documento de identificação com foto (RH, CNH) e informar o CNPJ da fonte pagadora.
5) Ao abrir a conta antes do recebimento do primeiro salário a ser pago por meio do Banco Itaú (janeiro de 2022), terei que arcar com algum custo de manutenção da conta?
Não haverá cobrança de taxas para manutenção da conta.
6) Ao abrir a conta antes do recebimento do primeiro salário a ser pago por meio do Banco Itaú (janeiro de 2022), sou obrigado a movimentar recursos na conta? Pagarei alguma taxa caso não movimente recursos durante esse período?
A movimentação de recursos antes do recebimento do primeiro salário a ser pago por meio do Banco Itaú em janeiro de 2022 é opcional e a não movimentação de recursos não implica em nenhum custo adicional para o servidor.
7) Há alguma diferença no procedimento para abertura das contas e recebimento dos salários/proventos para servidores ativos, inativos e pensionistas?
Não, o procedimento para abertura de contas será o mesmo para todos os servidores do Estado de Minas Gerais.
8) Já possuo conta corrente no Itaú. Preciso fazer alguma coisa?
Sim, realizar a autorização para o recebimento de salário na sua conta nos canais eletrônicos vinculando o CNPJ do órgão em que trabalha.
• App Itaú
• Internet Banking
• Caixa Eletrônico
• Agencia
• Pontos de atendimento
9) Possuo uma conta corrente no Itaú para uma finalidade específica e não pretendo receber o salário por ela. Devo solicitar a abertura de uma conta específica para fins salariais? Como devo proceder?
Neste caso, você precisa realizar abertura de uma nova conta para recebimento de salário. A conta pode ser aberta direto pelo celular, sem precisar sair de casa, ou se preferir, você pode realizar a abertura da sua conta presencialmente em uma agência Itaú ou em nossos espaços exclusivo. Confira a agência mais próxima de você através do link: https://www.itau.com.br/
10) Possuo uma conta conjunta no Banco Itaú e gostaria de saber se é possível receber o salário a partir dessa conta ou se devo tomar alguma providência em relação a abertura de uma conta específica?
É possível receber o salário em uma conta conjunta desde que você seja o primeiro titular da conta. Caso contrário será necessário a abertura de uma nova conta para o recebimento de salário.
Se for uma conta nova você deve comparecer a sua agência junto com o cônjuge e solicitar a inclusão dele na conta. O cônjuge precisa levar o documento de identificação com foto (original).
Atenção: A conta conjunta não está disponível para abertura de conta pelo celular apenas nas agências.
11) É possível receber os meus vencimentos através de outro banco, que não o Banco do Brasil e que não Banco Itaú?
É possível desde que o servidor faça o requerimento da portabilidade junto ao banco em que pretende receber os vencimentos. Porém, antes é necessário o servidor abrir uma conta no Banco Itaú.
12) A portabilidade é feita em qual banco?
A portabilidade é feita junto ao banco em que o servidor pretende receber seu pagamento. Porém, antes é necessário o servidor abrir uma conta no Banco Itaú.
13) Poderei fazer portabilidade pelo aplicativo?
Isso deve ser verificado junto ao banco em que o servidor pretende receber os seus vencimentos a partir do requerimento de portabilidade. Porém, antes é necessário o servidor abrir uma conta no Banco Itaú.
14) Já tenho um pedido de portabilidade para receber meus vencimentos em outro banco. Com a mudança para o Banco Itaú em janeiro de 2022, devo fazer novo pedido de portabilidade junto ao banco em que pretendo receber meus vencimentos?
Sim, o servidor deverá procurar o banco de sua preferência e pedir uma nova portabilidade, considerando que a partir de janeiro de 2022 os salários serão creditados inicialmente no Banco Itaú e não mais no Banco do Brasil. Porém, antes é necessário o servidor abrir uma conta no Banco Itaú.
15) Quais os endereços das agências e postos de atendimento do Banco Itaú no Estado para fins de abertura de conta?
Os endereços e postos de atendimento para abertura de conta estão disponíveis no link:
Confira a agência mais próxima de você através do link https://www.itau.com.br/
Em seguida, basta digitar o CEP desejado e as agências mais próximas do Itaú serão sinalizadas no mapa.
Você ainda pode entrar em contato com a central de acolhimento do Banco Itaú, pelo telefone 0800 200 1940, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
16) Quando da migração para o Banco do Itaú no crédito do salário em janeiro de 2022, quem deverá informar o número da conta para o RH: o Itaú ou o próprio servidor?
O Banco Itaú informará o número de conta de todos os colaboradores que abriram conta vinculando o CNPJ do órgão onde trabalha ou que deram aceite na conta já existente no Itaú (também vinculando o CNPJ), não sendo necessário que você informe ao RH o número de sua conta.
17) Até a referida mudança em janeiro de 2022 para o Banco Itaú, o pagamento seguirá sendo feito por meio do Banco do Brasil?
O pagamento de salário seguirá sendo feito regularmente por meio do Banco do Brasil até dezembro de 2021.
18) É possível receber os meus vencimentos através de outro banco, que não o Banco do Brasil e que não Banco Itaú?
O servidor poderá abrir uma conta (corrente ou salário) no Banco Itaú e posteriormente solicitar a portabilidade junto ao banco de sua preferência.
19) Com a mudança para o Banco Itaú os servidores terão algum benefício adicional, como isenção de taxas de manutenção de conta corrente?
Sobre os benefícios disponíveis (incluindo as condições relacionadas a isenção de taxas de manutenção da conta) a consulta poderá feita através do site do Banco Itaú (www.itau.com.br/minasgerais) ou por contato telefônico com a central de acolhimento do banco, pelo telefone 0800 200 1940, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
20) Posso ir em qualquer agência para abrir conta?
Sim. Os endereços e postos de atendimento para abertura de conta estão disponíveis no link:
Confira a agência mais próxima de você através do link https://www.itau.com.br/
Ou entre em contato com a central de acolhimento, pelo telefone 0800 200 1940, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
21) Sou pensionista. Tenho que ir em algum posto do IPSEMG informar a minha conta?
Não, neste primeiro momento será de forma automática.
22) Como será comunicado ao servidor aposentado sobre a mudança de bancos?
O Banco Itaú e o próprio Governo de Minas, através dos seus respectivos canais e mídias, estão providenciando a comunicação com os servidores ativos, inativos e pensionistas.
23) Haverá posto de atendimento do Banco Itaú na Cidade Administrativa para abertura de conta?
Sim, haverá um ponto de atendimento para atender os servidores na Cidade Administrativa.
24) Gostaria de abrir a conta corrente pela via digital, sem precisar comparecer presencialmente aos postos de atendimento ou agência do banco. Qual endereço devo acessar para realizar a abertura digital da conta corrente?
Você deve acessar o endereço eletrônico www.itau.com.br/abrir-conta ou entrar em contato com a central de acolhimento, pelo telefone 0800 200 1940, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
25) Pensão alimentícia, precisar abrir conta no Itaú?
Não necessita abrir conta, uma vez que é uma ordem judicial e, portanto, é o juiz que determina qual a conta e instituição bancária a pensão alimento deve ser creditada.
26) O Servidor que encontra-se em afastamento preliminar à aposentadoria, deverá informar qual CNPJ?
O servidor em afastamento preliminar aposentadoria deverá informar o CNPJ do órgão/entidade de lotação, ou seja, o órgão/entidade ao qual esteve vinculado enquanto ativo.