A parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) com a Escola Superior Dom Helder Câmara e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) no Movimento Ecos segue oferecendo oportunidade de formação na área ambiental para os educadores da rede pública estadual. Estão disponíveis lives e cursos com a temática e, para participar, basta se inscrever gratuitamente na plataforma NESTE link.
Para todo o estado, como oportunidade de formação continuada, estão disponíveis as lives e os cursos da Campanha “Agir Socioambiental”, com a temática central de “Desenvolvimento da Escola Sustentável em Minas Gerais em tempos de pandemia e isolamento social”, que pretende propagar a conscientização, a mudança de hábitos e novas atitudes na comunidade acadêmica.
O Movimento disponibiliza um curso de seis módulos, de 60 minutos cada, para todos interessados que se inscreverem na Plataforma Ecos e promove seis lives complementares abertas ao público, pelo YouTube. O objetivo desse projeto é fomentar ações socioambientais que possam ser desenvolvidas pelos professores, alunos e familiares nas suas próprias residências ou nas comunidades onde estão inseridos.
Programação
Os módulos e as lives tem os mesmos temas, porém, com abordagens diferentes. Ao final de cada uma das etapas do curso, haverá uma avaliação com cinco questões de múltipla escolha. Já as lives acontecerão às terças-feiras, uma vez por mês, às 16h.
Nesta terça-feira, 21 de setembro, o tema será “Horta Orgânica e alimentação saudável” (Clique AQUI para acompanhar). Em outubro, a transmissão será em 19 de outubro e será sobre “Meio Ambiente e Direito dos Animais”. A última delas está programada para ocorrer em 23 de novembro e tratará de “Segurança Hídrica”. As três lives anteriores podem ser acompanhadas pela página do Movimento Ecos. Basta clicar AQUI para conferir. Aos participantes que cumprirem 60% de aproveitamento, será conferido certificado com carga horária de 15h.
Para participar, os profissionais das escolas, das Secretarias Municipais de Educação e das Superintendências Regionais de Ensino devem se cadastrar na plataforma on-line do Movimento Ecos, através do site http://ecossocioambiental.org.br/.
Parceria de sucesso
Ao todo, mais de 150 escolas estaduais já se inscreveram na campanha Agir Socialmente em municípios das áreas das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) Metropolitanas A, B e C. As ações tem o objetivo de apoiar e incentivar a disseminação e a multiplicação da Educação Ambiental, por meio de ações socioculturais e socioambientais, nas instituições de educação básica.