O 2º seminário EJA Novos Rumos: Trajetórias e Saberes, realizado nessa quarta-feira (22/9), debateu e analisou os resultados das mudanças na modalidade no seu primeiro ano de implementação nas escolas estaduais de Minas Gerais.
A diferença na abordagem e a adequação das metodologias foram os principais ganhos, como observado pelos participantes. O encontro virtual teve duração de duas horas e a transmissão pode ser assistida neste link.
Em sua fala, a superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Esther Augusta Nunes Barbosa, destacou que a EJA Novos Rumos é uma grande oportunidade de dar a esses alunos novas perspectivas. “A EJA vem para organizar uma forma de ensino adequada a esses estudantes, que considere suas trajetórias e saberes. Os sujeitos da EJA são no plural, são muitos. Estamos falando de jovens, adultos. E precisamos que os jovens e adultos recorram à EJA como uma grande oportunidade para impedir que o processo de evasão chegue até eles. Então, a EJA é uma política de reparação muito estratégica para todos nós”. Ela ainda ressaltou que a sensibilidades das escolas no atendimento aos estudantes é fundamental para gerar pertencimento a eles, de forma a garantir, mais que acesso, a permanência de todos.
A diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Mônica de Oliveira Ribeiro Couto, também ponderou que propiciar este novo olhar foi o grande destaque. “Um dos nossos grandes objetivos é observar como foi essa trajetória nesse primeiro ano do programa EJA Novos Rumos. Mas, também, de reconhecer as vivências e os saberes que vamos construindo”.
Na mesma linha, o coordenador de Educação de Jovens e Adultos da SEE/MG, Valdeir Clementino Barboza dos Santos, falou sobre a importância do olhar diferenciado, que já dava o foco aos que estão em sala de aula, ter alcançado as ações da Secretaria. “A EJA Novos Rumos veio lançar um novo olhar sobre a educação de jovens e adultos. A EJA sempre foi olhada por quem está na ponta com carinho e paixão, e a SEE veio também trazer esse olhar com proposta pedagógica renovada e metodologia adequada, preparando os estudantes para que eles possam fazer as escolhas adequadas para seu futuro”.
O evento on-line contou ainda com a participação do professor João Paulo Pereira de Araújo, que é diretor da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, em Leopoldina; e do professor Washington Eloi Francisco, educador com experiência na EJA e professor de Geografia dos ensinos fundamental e médio.
A EJA Novos Rumos é uma iniciativa da SEE/MG que reúne diferentes ações com foco no aperfeiçoamento das atividades ofertadas aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir a Educação Básica no tempo correto.