Estudar tendo como referência a realidade vivida no cotidiano é fundamental para despertar o interesse pelas disciplinas.
Pensando nisso, a equipe da Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz, localizada em Arcos, no Centro-Oeste de Minas, desenvolveu a ação “Transformar Vidas Através da Matemática: É Somando parcerias que se diminuem as desigualdades”. A iniciativa propicia aos alunos a possibilidade de se perceber no contexto de vida da sociedade e familiar. A ação foi pensada com a ajuda da equipe da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE).
A iniciativa começou quando os professores de matemática trabalhavam com os alunos, através de pesquisa, dados da realidade financeira familiar de cada um. A partir disso, todo o processo da ação foi desencadeado. “Isso fez com que a questão social em que eles estavam viesse à tona, eles foram vendo a dificuldade de cada estudante”, contou o diretor da unidade, Hélio Borges.
Os gráficos, elaborados a partir do levantamento que cada aluno fez, subsidiaram diversas atividades de aprendizagem. “Vários exercícios foram feitos com esses dados, gráficos, tudo para que eles conseguissem perceber a aplicação das informações através desses dados”, explicou o diretor.
Ações
As atividades, além de fazer com que os alunos ficassem mais conscientes, também motivou as famílias e a própria unidade de ensino a tomar ações práticas, como contou Hélio. “Isso despertou a questão social e o que a escola poderia fazer para ajudar os estudantes mais vulneráveis, principalmente neste momento de pandemia”. A partir disso, foi feito um levantamento, inclusive junto a órgão municipais, sobre programas que poderiam beneficiar os mais carentes.
De acordo com a vice-diretora da escola, Cíntia Marilia Rodrigues de Sousa, o trabalho mostrou como os alunos estão carentes de diversas formas e como isso impacta no aprendizado deles. “Foi o projeto que mais me sensibilizou e impactou”.
A ação gerou muito engajamento. A escola que oferece os anos finais do ensino fundamental – do 6º ao 9º ano -, passou a perceber o interesse, cada vez maior, dos estudantes. “A recepção foi muito boa, os alunos se envolveram”, comemorou o diretor Hélio Borges.
Também participaram na ação a vice-dietora Mirele Gonçalves, e os professores de matemática da escola: Flávio Duarte, Cleusa Pimentel, Aparecida Eufrásio, Elioenai Santos, Maria do Carmo Cardoso e João Paulo Martins.
GIDE no Estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.