A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou, nesta terça-feira (26/10), a 1ª Reunião Gerencial Presencial de 2021.
O encontro, que tem por objetivo o fortalecimento e alinhamento das ações, marca a retomada das reuniões presenciais realizadas pela pasta. O encontro será realizado até amanhã (27/10), em Belo Horizonte, e segue todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19.
A abertura da reunião contou com a participação da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna. Ela agradeceu e parabenizou os gestores pelo trabalho realizado e destacou que o encontro é um momento para ouvir. “Tivemos um período de trabalho bastante desafiador, mas estamos tendo muitos resultados positivos. Esse encontro é um momento de ouvirmos”, afirmou.
Desde o ano passado, devido à pandemia da Covid-19, os encontros entre as equipes do órgão central e superintendentes regionais de ensino aconteciam no formato virtual. O subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Igor de Alvarenga, destaca a importância da volta das atividades presenciais. “Após um longo período que ficamos com reuniões a distância, esse é um momento muito importante para conversar, fazer este alinhamento e matar um pouquinho da saudade. Esse encontro vem para fortalecer ainda mais as nossas ações e permite que façamos um alinhamento de tudo que a gente fez e que temos a perspectiva de fazer para o ano de 2022”.
A retomada das reuniões no formato virtual também era um anseio dos superintendentes. “É sempre uma alegria estar com todos no presencial. É um momento especial e que faz muito bem”, destaca o gestor da SRE de Itajubá, Wagner Alexandre de Oliveira.
Além da alegria de estarem juntos novamente, os gestores tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre a retomada das atividades presenciais em cada uma das regiões do Estado, a aplicação do checklist que foi feita em todas as escolas estaduais e a importância dos investimentos que têm sido feitos nas escolas estaduais.
A superintendente regional de ensino de Coronel Fabriciano, Edvania de Lana Morais Andrade, destacou que “a região do Vale do Aço foi a primeira a retomar as atividades presenciais e foi tudo feito com muita segurança e de forma emocionante. Foi desafiador para toda comunidade, mas com o empenho e organização nossos gestores colocaram em prática tudo que repassado”.
“Ver todo o investimento que está sendo feito nas nossas escolas chega a ser emocionante: é manutenção predial, recurso para aquisição de mobiliário e equipamentos, entre outros”, ressaltou a superintendente da Metropolitana C, Gláucia Cristina Pereira dos Santos Ribeiro.
Ao longo dos dois dias de reunião, os superintendentes terão bate-papo com representantes de todas as áreas da SEE/MG.