Na próxima semana, as escolas da rede estadual de ensino iniciarão a participação nas avaliações do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os testes serão aplicados entre os dias 16 e 26 de novembro, de acordo com agendamento prévio das escolas realizado junto à equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em toda rede, a preparação está intensa e as unidades de ensino estão trabalhando para envolver os estudantes e destacar a importância da participação nas avaliações.
Na Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela, no município de Heliodora, foi realizado um simulado com os alunos e, a partir dos resultados dos testes, os professores irão esclarecer as principais dúvidas. “Na última semana, os simulados foram aplicados para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Agora, os professores estão fazendo as correções junto com eles e tirando as principais dúvidas”, conta o diretor, Cássio Diogo dos Santos.
A escola também está fazendo um movimento junto com a comunidade, como explica Cássio. “Com os simulados, queremos preparar os alunos para o ritmo da avaliação e mostrar como funciona. Também estamos explicando a importância do SAEB para a nossa escola e tentando envolver toda comunidade. Vamos fazer painéis e vídeos”.
Na Escola Estadual Deputado Ilacir Pereira Lima, em Belo Horizonte, eles aproveitaram a proximidade da formatura dos estudantes e das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para motivar a participação dos alunos. “Fechamos uma proposta que vai unir pontos importantes para os alunos do 3º ano do ensino médio, por isso, criamos o ‘Circuito de formatura’. São várias ações que vão ajudar na preparação deles e vai culminar na formatura”, conta a especialista de educação básica da escola, Cíntia Ferreira Botelho Vieira.
O primeiro passo foi elaborar uma apostila com questões que irão auxiliar no SAEB e no ENEM. Ao longo desta semana, os professores estão trabalhando com os estudantes aquelas questões que eles apresentaram mais dificuldades.
No município de São José da Barra, na Escola Estadual Dr. Juscelino Kubitschek, a preparação para a prova é um trabalho coletivo, que envolve não só a escola e seus profissionais, mas também toda comunidade. “Temos um apoio muito grande das famílias e unindo forças para que a participação seja boa. Além disso, toda equipe da escola está envolvida, os alunos que são líderes de turma estão ajudando na mobilização e os professores também fazem essa motivação”, conta o diretor, Marcio Rodrigo Gomes.
Nesta reta final, a escola tem buscado esclarecer as principais dúvidas dos alunos e realizar o caderno de atividades proposto pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Outro trabalho que tem sido feito pela equipe é mostrar para os estudantes que é importante não só participar, mas também fazer os testes com responsabilidade.
“Pedimos para que eles façam a avaliação com responsabilidade e que respondam o questionário socioeconômico corretamente. Além disso, estamos passando nas salas todos os dias e conversando com eles. A escola está se preparando para receber os alunos no dia da prova com uma programação especial”, finaliza o diretor.
O SAEB
As avaliações do SAEB são um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. É a partir do IDEB que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. O Saeb é realizado pelo Inep desde 1990.
Participam do SAEB de Língua Portuguesa e Matemática todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria INEP Nº 250, de 5 de julho de 2021. A aplicação das avaliações ocorre em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e secretários estaduais e municipais de educação.
A Fundação Cesgranrio é a instituição aplicadora contratada pelo INEP para realizar a aplicação do SAEB nas escolas de Minas Gerais. Para a aplicação dos testes nas escolas estaduais serão observadas as diretrizes estabelecidas pela versão mais atual do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19. Além disso, será garantida a distribuição de álcool em gel nas salas e a exigência do uso de máscaras por todos. Vale ressaltar que a participação na avaliação presencial é obrigatória.