Os profissionais da Escola Estadual Professora Almerinda Aguiar, localizada no município de Coluna, na região do Vale do Rio Doce, têm se empenhado para que os alunos possam trabalhar em equipe e se envolver cada vez mais com os conteúdos disciplinares, buscando melhorar o desenvolvimento e o desempenho nas atividades pedagógicas.
Iniciado no segundo semestre do ano passado, o projeto “Virei um professor” consiste em aproximar alunos, escola e família, visto que a instituição foca na afetividade e na confiança. Dessa forma, a iniciativa proporciona aos alunos serem protagonistas, ensinando os colegas sobre os conhecimentos adquiridos em determinada disciplina.
Para o desenvolvimento das atividades propostas, a escola conta sempre com o apoio das famílias. Assim, é possível aumentar o envolvimento com as dinâmicas propostas de maneira interativa, realizando vídeos e se divertindo muito. O projeto “Virei um professor” é uma das ações desenvolvidas na Escola Estadual Professora Almerinda Aguiar por meio da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE).
No período pandêmico, a escola precisou se reinventar e, por ser uma instituição que se define como afetiva, devido à conexão com os alunos e família, não deixou que a situação afastasse estudantes e professores. A instituição implementou os projetos propostos pela GIDE, o que fez com que toda comunidade se sentisse abraçada e engajada.
Para a professora Rosiene Trindade o programa é um sucesso e aconteceu na hora certa: “O projeto chegou na hora certa para nos ajudar a conduzir nosso barco de aprendizagem por mares nunca navegados. Com certeza trouxe mais engajamento para toda a comunidade, não só para escola e alunos, mas também para escola e família”.
GIDE no Estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.