Investir em educação é também proporcionar aos jovens mineiros a oportunidade de se qualificar profissionalmente. Essa é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Por meio do programa Trilhas de Futuro foram ofertadas 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos técnicos. O investimento foi de R$ 1 bilhão. Além disso, a pasta ampliou o número de vagas e de escolas estaduais que ofertam cursos técnicos em suas dependências.
“Em 2021 tivemos uma ampliação significativa na oferta de cursos para os jovens e adultos do estado. Os estudantes tiveram a oportunidade de escolher um curso gratuito e que estivesse dentro da área em que ele melhor se enquadra. Com isso, eles puderam se qualificar e se preparar melhor para o mercado de trabalho. Foram oportunidades dentro das escolas estaduais e em instituições credenciadas. Para 2022, continuamos com o compromisso de ofertar um ensino técnico profissional de qualidade para os mineiros”, destaca a coordenadora da Educação Profissional SEE/MG, Amanda Barboza.
Trilhas de Futuro
A iniciativa do Governo de Minas tem como objetivo ofertar, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados recebem uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.
Participam dos cursos, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Não houve limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes.
Margarete Nogueira é exemplo de uma pessoa que está se apropriando das oportunidades que o governo de Minas tem proporcionado aos mineiros. Ela concluiu a pouco tempo o curso de Enfermagem ofertado na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, e agora está cursando Farmácia, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Belo Horizonte, instituição credenciada no Trilhas de Futuro.
“Fiz o curso de Enfermagem e o Trilhas de Futuro veio pra completar a realização do meu sonho. É um curso que estava querendo muito para poder me qualificar na área, na arte de cuidar e poder atender melhor. Além disso, os professores são maravilhosos. Fiquei muito feliz com essa oportunidade”, conta.
No Trilhas de Futuro a definição dos municípios prioritários e dos cursos ofertados foi feita a partir da escuta do setor produtivo, de estudos de empregabilidade e da demanda da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) realizou mapeamento com empresas mineiras que responderam a um questionário e apontaram suas demandas por mão de obra.
Também foi apresentado um estudo de empresas que estão se instalando no estado com possível demanda de empregabilidade. Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foi parceira em um estudo sobre qual curso tem a maior demanda de empregabilidade em determinado município.
Cursos ofertados em escolas estaduais
Em 2021, a SEE/MG ampliou a oferta de cursos profissionalizantes realizados dentro das escolas estaduais. No primeiro semestre foram ofertadas seis mil vagas, em 183 unidades escolares. Já no segundo semestre, o número de escolas mais que triplicou. Foram 40 mil vagas, em 640 escolas estaduais, localizadas em diversos municípios mineiros.
São cursos técnicos de Administração, Enfermagem, Logística, Recursos Humanos, Informática, entre outros. Todos realizados dentro das unidades escolares da rede, que se organizaram para receber as formações.