Na Escola Estadual Senhora do Bonsucesso, em Caeté, a ansiedade para o início do ano letivo é grande. A unidade de ensino ofertará, a partir deste ano, o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), modalidade de ensino que, além de proporcionar a formação integral e a inclusão social dos jovens, tem a jornada escolar ampliada, o que ajuda no aprendizado regular e no desenvolvimento de habilidades em diferentes práticas.
“Aqui na minha escola está sendo um sucesso. Vários alunos oriundos da rede privada querendo o EMTI. Sabemos que essa proposta vai trazer novas oportunidades no mercado de trabalho, uma vez que, com uma carga horária maior o aluno estará mais bem preparado”, destaca a diretora da escola, Patrícia Brum.
A expectativa do início também é perceptível na comunidade escolar. Maria Flávia Gomes Torres é aluna do 1º ano do ensino médio e conta o que espera da proposta. “Estou adorando a ideia de estudar no Ensino Médio Integral porque, neste período pós pandemia, será uma oportunidade de recuperar conteúdos, aprofundar e aprender. Estou muito feliz com esta oportunidade na minha cidade”, afirma.
Para o ano letivo de 2022, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu o maior salto da sua história no número de unidades de ensino que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral e no número de vagas. São 601 escolas, sendo 210 novas unidades que se juntam às atuais 391 que já disponibilizam o EMTI. Com um total de 97 mil vagas na modalidade.
Nas unidades escolares que já ofertam a modalidade, a certeza é da continuação de um trabalho bem feito e que atenda às necessidades dos alunos. Como é o caso da Escola Estadual Avany Villena Diniz, em Pará de Minas. A gestora Márcia Aparecida de Souza Santos conta que, devido à pandemia da Covid-19, os dois últimos anos foram muito difíceis, mas que agora, com as atividades presenciais, será tudo melhor.
“A nossa escola oferta o EMTI Profissional, com cursos de Eletroeletrônica e Eletrônica. Estamos com a expectativa muito boa de que será tudo muito positivo. Montamos o nosso laboratório, que está show e os alunos vão poder aproveitar. Estamos pintando a escola e recebemos mobiliário novo”.
Em 2021, a SEE/MG investiu mais de R$ 2,2 milhões em equipamentos para que unidades que ofertam o Ensino Médio de Tempo Integral pudessem montar Laboratórios de Práticas Experimentais.
Vagas remanescentes
Se você é aluno do ensino médio e desejar estudar em uma escola que oferta o EMTI, é fácil! Até o dia 23 de fevereiro está aberto o período de vagas remanescentes. Para participar é preciso acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e escolher uma unidade de ensino que oferta a modalidade.
Para conhecer um pouco mais sobre as vantagens do EMTI e escolas que ofertam a iniciativa, é só acessar o endereço eletrônico querointegral.com.br/mg.