A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está cada vez mais próxima dos gestores escolares. Nesta quarta-feira (16/2), a secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna, encerrou uma série de reuniões com diretores de escolas estaduais de três Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do setor Triângulo:
Ituiutaba (15/2), Uberlândia (16/2) e Uberaba (16/2). Os encontros com os profissionais dos municípios sede das regionais foi presencial e contou com a participação remota dos diretores de escolas das demais cidades.
Durante as reuniões, Julia Sant’Anna destacou a importância dos encontros para o alinhamento do trabalho. "A coisa mais importante para mim é conseguir estar perto de vocês e agradecer. Nada muda na educação se o secretário não estiver muito perto da escola", afirmou.
Em todas as SREs, as reuniões tiveram início com a secretária fazendo um balanço dos últimos anos e parabenizando os diretores pelo trabalho desenvolvido. Ela lembrou que Minas Gerais foi destaque em um estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostrou que o estado teve um dos três melhores ensino remoto do país. Também mostrou que, em 2021, o estado conseguiu ter a maior despesa executada de sua história com educação. Os investimentos robustos em obras, aquisição de mobiliário e equipamentos e em alimentação também foram ressaltados. Julia também salientou a importância dos gestores escolares estimularem os professores a participar das formações sobre o Novo Ensino Médio. As formações são gratuitas e podem ser acessadas no site da Escola de Formação.
Os encontros foram realizados para ouvir os gestores e conhecer cada vez mais suas realidades. Em Ituiutaba, a diretora Maria Helena Silva Oliveira, da Escola Estadual Fernando Alexandre, falou sobre os recursos que têm chegado pontualmente às escolas. “Estamos no tempo da colheita. Esta gestão trouxe de volta a dignidade para as escolas”.
Em Uberlândia, Julia Sant'Anna foi recebida pelos músicos do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Durante a reunião, a gestora da Escola Estadual José Gomes Junqueira, Wilza Gomes Neves Reis, destacou que "o que se vê é uma gestão da SEE/MG preocupada com os espaços da escola” e que isso a deixa muito feliz.
Já em Uberaba, a diretora Carolina de Freitas de Carvalho, da Escola Estadual Felício de Paiva, fez um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado. "O estado tem cumprido sua obrigação e bem cumprido. Estou na gestão desde 2016 e de lá pra cá é a primeira vez que estamos trabalhando com recurso".
Durante as visitas às Superintendências Regionais de Ensino, a secretária Julia também teve a oportunidade de visitar escolas estaduais e conversar um pouco com alunos e servidores.