A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, esteve, na manhã desta quinta-feira (10/3), na Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, em Santa Luzia, para acompanhar, na prática, o serviço de inspeção durante a realização da nova etapa do Diagnóstico de Infraestrutura e Mobiliário Escolar da rede estadual de ensino.
O resultado do diagnóstico, que tem o intuito de identificar as situações físicas nos ambientes e equipamentos dos prédios escolares, fundamenta o direcionamento das políticas e ações estratégicas da pasta. Durante a visita, Julia destacou a importância da realização de um diagnóstico criterioso e bem detalhado, para saber quais são as prioridades e necessidades de cada escola.
“Neste momento é extremamente importante mapear os problemas estruturais das escolas, para sermos pontuais no direcionamento para os reparos e obras prioritárias em cada unidade. Os diretores, juntamente ao serviço de inspeção, devem mapear no formulário cada detalhe, os locais mais complicados e críticos, para as intervenções necessárias e, a partir disso, oferecer mais qualidade para o desenvolvimento das atividades pedagógicas”, explica a secretária.
Julia Sant’Anna acompanhou todo o processo e detalhamento da infraestrutura na escola, onde conversou e ouviu a diretora da unidade, Patrícia Lima, servidores e alunos sobre as questões estruturais e o que já melhorou na escola, desde o início desta gestão. Julia visitou diversos ambientes que foram inspecionados, como auditório, cantina, refeitório, despensa, quadras, laboratórios, sala de aulas, sala de recurso, dentre outros espaços.
A E.E. Geraldo Teixeira da Costa, que atende mais de 1.700 alunos, é a maior unidade da rede no município de Santa Luzia. A inspetora responsável pelo atendimento na unidade, Elisangela Silva Teixeira, explica que mesmo que a escola tenha uma boa estrutura, durante a inspeção aparecem outros detalhes que precisam de pequenos reparos, como a manutenção de uma tomada, forro ou pintura, por exemplo. “Durante o processo, temos uma visão mais criteriosa e detalhada dos ambientes, apontando e orientando também a gestão que alguns reparos podem ser resolvidos com o uso da verba de Manutenção e Custeio, que vem sendo destinada em dia para as caixas escolares", conclui.
Também acompanharam a visita nesta manhã, o subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga; o assessor central de Inspeção Escolar, Paulo Leandro de Carvalho; e a superintendente Regional de Ensino Metropolitana C, Gláucia Pereira dos Santos.
Diagnóstico de Infraestrutura e Mobiliário Escolar de 2022
Em 2019, a SEE/MG realizou o primeiro diagnóstico de infraestrutura da rede, para verificar as condições da estrutura física de cada unidade escolar. As informações são cadastradas em um sistema no qual se classifica a condição geral do prédio. Com as informações obtidas nas vistorias, a equipe da SEE elabora um plano de atendimento para continuar atendendo às necessidades das escolas estaduais, priorizando os casos mais urgentes e distribuindo os recursos de forma eficiente entre os prédios escolares.
Por meio da identificação dos problemas e carências de infraestrutura, é possível proporcionar um ambiente mais seguro e com mais qualidade tanto para os estudantes, quanto para toda a comunidade escolar. O mapeamento é importante para direcionar ações e investimentos, como o Mãos à Obra na Escola, que já destinou mais de R$ 477 milhões para reformas e melhorias em mais de 1.300 escolas distintas; R$ 800 milhões para a compra de novos mobiliários e equipamentos diversos para todas as escolas da rede; R$ 100 milhões em recursos adicionais de manutenção predial para as escolas estaduais, dentre outros.
A campanha de visita aos prédios escolares foi suspensa devido à pandemia de Covid-19, e com a volta das atividades presenciais, o processo já iniciou e ocorrerá até o dia 25 de março. Segundo o assessor Central de Inspeção Escolar, Paulo Leandro de Carvalho, os próximos passos, após a conclusão do processo de mapeamento, é a inserção dos dados coletados nos formulários no sistema. “O diagnóstico é um processo muito efetivo, a partir dele conseguimos identificar as principais dificuldades de infraestrutura e mobiliário das escolas e atuar pontualmente nas suas necessidades”, destaca.