Especialistas em Educação Básica que trabalham diretamente com o Programa Jovem de Futuro participarão da segunda edição do Curso Ferramentas para Gestão Técnico-Pedagógica, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com o Instituto Unibanco e a Elos Educacional.
Destinado aos especialistas das 1.182 escolas que fazem parte do programa Jovem de Futuro, o curso abordará o papel da liderança, do currículo e da avaliação diagnóstica, além do planejamento de aulas e do acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Ele terá carga horária de 20 horas, e será realizado no período de 29 de março a 19 de abril.
Carolina Ferreira, gestora de implementação territorial do programa Jovem de Futuro/Instituto Unibanco, explica que a segunda edição do curso faz parte de um conjunto de ações pedagógicas que serão realizadas ao longo deste ano.
“O objetivo maior é contribuir para o desenvolvimento dos planos e ações focadas na recuperação da aprendizagem dos estudantes mineiros. Ao todo, serão quatro encontros virtuais, de duas horas de duração, e quatro encontros assíncronos, que são fóruns de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Foram convocados aqueles especialistas que não receberam a certificação durante a primeira edição do curso, realizada em 2021”, explica a gestora.
Iniciativa
Desenvolvido pela SEE-MG, o programa Gestão pela Aprendizagem conta com a parceria do Instituto Unibanco na implementação do Jovem de Futuro, focado no combate à evasão escolar, redução das desigualdades educacionais e na melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da gestão.
Dividido em etapas, teve início em 2019, com a inclusão de 1.343 unidades de ensino de 24 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) no programa. Na segunda e atual fase, o Gestão pela Aprendizagem contempla 35 SREs, chegando ao total de 1.927 escolas beneficiadas. A previsão é de que todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais sejam contempladas até 2024.
Além do seminário, as equipes de todas as 35 SREs integrantes do Jovem de Futuro participam frequentemente de encontros de formação e atualização sobre as etapas do Circuito de Gestão, metodologia utilizada para planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações de melhoria.