A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) está com inscrições abertas para o projeto “Trilhas Formativas para o Mundo do Trabalho”. O programa vai oferecer a adolescentes matriculados no 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino e, ainda, àqueles que frequentam as aulas do Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que acabaram de se formar, orientações para a elaboração de seu projeto de vida, além de capacitações profissionais explorando vivências do mundo do trabalho.
Durante o projeto, os jovens percorrerão três fases diferentes. Na primeira etapa, vão participar de oficinas de formação que vão abordar o estabelecimento das identidades, da cidadania e sobre as questões produtivas da sociedade. Já na segunda, participarão de simulações de vivências profissionais, onde vão poder experimentar funções e experiências comuns ao dia a dia no trabalho.
Para concluir o projeto, os adolescentes irão participar de um circuito de profissões, para conhecer as opções do mercado de trabalho e pensarem em suas aptidões. As atividades serão realizadas no contraturno das aulas regulares, com carga horária diária de 4 horas, podendo ocorrer até duas vezes por semana, com um total de 105 horas.
O objetivo da ação é que os jovens consigam se estabelecer de forma autônoma, encontrando oportunidades de emprego, entendendo sobre o empreendedorismo, colaborando para a continuidade dos estudos e a elevação do grau de escolaridade e, ainda, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde vivem.
As inscrições ocorrem até o dia 2/5, presencialmente, nos Centros Educacionais da Fucam, na grande BH, e nas regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais.
Fucam
A Fucam é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Educação. Foi criada em 1948 pelo coronel da Polícia Militar Manuel José de Almeida, e já atendeu mais de 80 mil alunos ao longo de pouco mais de 70 anos de história.
A fundação oferece educação básica, formação voltada para as práticas do campo, cursos de qualificação profissional, além de oficinas de música e práticas esportivas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, atendendo, também, às famílias e moradores do interior de Minas Gerais.
Fonte: Agência Minas Gerais