Visando fortalecer as aprendizagens dos estudantes, refletir sobre a prática pedagógica e elevar os resultados educacionais na rede, diretores, vice-diretores e especialistas das escolas estaduais que desenvolvem a Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) estão participando de uma formação ofertada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG).
Na capacitação, que acontece no formato on-line até 4 de maio, os profissionais foram reunidos em grupos e estimulados a se apropriarem da Gestão para Resultados, uma solução da GIDE Avançada para ampliar a aprendizagem e elevar os resultados educacionais na rede. “A formação contribui para ampliar o conhecimento para que a escola possa fortalecer a sua gestão, bem como potencializar os aspectos pedagógicos e os seus resultados”, destaca a coordenadora da GIDE na SEE/MG, Clareci Silva.
No mês de março, representantes das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que atuam como multiplicadores e coordenadores da GIDE participaram de uma formação, em Belo Horizonte. Na ocasião, eles receberam orientações, resultados de 2021 e realizaram planejamento das ações de 2022. Também participaram de oficinas sobre gestão para resultados pedagógicos.
A GIDE no estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a SEE/MG e a FDG. A iniciativa teve início em 2019, no âmbito do Programa Gestão pela Aprendizagem que é voltado para o ensino fundamental e tem como foco o fortalecimento da gestão escolar. Inicialmente, a GIDE contava com a participação de 251 escolas estaduais. Neste ano de 2022, 898 unidades de ensino desenvolvem a GIDE.
A GIDE é focada em uma metodologia que unifica e direciona os esforços e recursos da escola em metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos. Ela é apoiada em um indicador próprio, o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS), que possibilita um diagnóstico mais rápido e assertivo das causas prioritárias que influenciam os resultados escolares. Nesse sentido, com o diagnóstico da realidade gerencial, a escola poderá elaborar um plano de ação focado na melhoria dos resultados de aprendizagem.