A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Instituto Unibanco, está realizando formação de diretores e especialistas em educação básica que compõem a “Dupla Gestora” no programa Jovem de Futuro, desenvolvido em escolas do Ensino Médio da rede estadual de ensino.
A formação, que acontece em seis polos distribuídos em todo Estado, dará aos profissionais uma carga horária de 24 horas de desenvolvimento, que serão certificadas pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais.
Os encontros buscam contribuir para a inovação dos processos da gestão escolar e, para isso, o Circuito de Gestão é utilizado como guia. A formação visa ainda favorecer a cultura do planejamento, execução, monitoramento e registro das ações para alcançar um gerenciamento público da educação sistematizado e que valorize aspectos analíticos que associam desafios e práticas como parte do avanço contínuo.
Além das duplas gestoras das 1.960 escolas estaduais que integram o programa Jovem de Futuro, estão participando do encontro de formação os diretores educacionais (DIRE), os coordenadores de inspeção escolar e os analistas educacionais das 35 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) que implementaram o programa na rede estadual de ensino.
Prevista para finalizar nesta sexta-feira (10/6), a capacitação já acontece desde abril. Ao final da formação, os servidores terão uma espécie de “tira-dúvidas” do Sistema de Gestão para o Avanço Contínuo da Educação (Sigae), suporte tecnológico que auxilia no monitoramento das ações do Jovem de Futuro.
Jovem de Futuro
Desenvolvido pela SEE/MG, o programa Gestão pela Aprendizagem conta com a parceria do Instituto Unibanco na implementação do Jovem de Futuro, focado no combate à evasão escolar, redução das desigualdades educacionais e na melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da gestão.
Dividido em etapas, o programa teve início em 2019, com a inclusão de 1.343 unidades de ensino de 24 SREs. Na segunda e atual fase, o Gestão pela Aprendizagem contempla 35 regionais, com 1960 escolas beneficiadas. As equipes das SREs integrantes do Jovem de Futuro participam frequentemente de encontros de formação e atualização sobre as etapas do Circuito de Gestão, metodologia utilizada para planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações de melhoria.