A cidade de Belo Horizonte está sediando a etapa estadual das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Neste ano, 774 municípios se inscreveram para participar da competição, que voltou a ser realizada de forma presencial, após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando os jogos foram realizados apenas na versão digital.
Participam das competições estudantes-atletas de 11 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado. Desde o dia 6 de junho, a capital mineira está recebendo estudantes para as modalidades paralímpicas de atletismo, bocha, futebol de 7, natação, parabadminton e tênis de mesa. As competições seguem até esta quinta-feira, dia 9 de junho.
O Jemg é a seletiva para a etapa regional e nacional das Paralimpíadas Escolares. As competições para a etapa regional estão marcadas para os dias 8 a 13 de agosto, em Brasília, nas modalidades de atletismo, bocha, natação e goalball. Já as grandes finais ocorrem em São Paulo, de 21 a 26 de novembro, na etapa nacional, com os campeões da regional, mais os estudantes-atletas das modalidades de futebol de 5, futebol de 7, judô, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.
Os Jogos Escolares de Minas Gerais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEE/MG).