Pensando na melhoria do aprendizado e na ampliação da participação das famílias dos estudantes no ambiente escolar, as escolas da rede estadual de ensino, que fazem parte da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), estão realizando ações “Ver e Agir” para identificar problemas que impactam diretamente no desenvolvimento dos estudantes.
As escolas participantes estão desenvolvendo atividades como a “A Mochila e o 5S” para a melhoria dos resultados pedagógicos. A coordenadora da GIDE na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Clareci Nunes Siqueira da Silva, explica que o nome “5S” representa as iniciais de palavras japonesas relacionadas aos cinco sensos: de utilização; organização; limpeza; saúde e higiene e autodisciplina. “Este é um instrumento para a formação de hábitos saudáveis entre os professores, estudantes e a comunidade escolar, visto que um ambiente limpo e organizado otimiza o tempo e facilita a aprendizagem”, explicou.
As ações “Ver e Agir” ajudam os estudantes a se organizarem melhor para a rotina de estudos. Para que tudo aconteça da melhor maneira possível, consultores da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), analistas da SEE/MG e representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE), já visitaram cerca de 59 escolas para o acompanhamento destas ações. Durante as visitas, foi observado, ainda, “o painel de Gestão à Vista” que demonstra os resultados alcançados pelas escolas.
Mais de dois mil gestores escolares e professores foram capacitados e sensibilizados com relação à metodologia da GIDE em Minas Gerais. Em todo o estado, 1009 unidades de ensino da rede estadual participam da iniciativa, que integra as ações do programa Gestão pela Aprendizagem, da SEE/MG.
Programa GIDE
O projeto Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), no âmbito do Programa Gestão pela Aprendizagem, em agosto de 2019.
A GIDE é um sistema desenvolvido pela FDG, que unifica e foca os esforços e recursos da escola em objetivos, metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos, fundamentado no método PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Atuar) e no gerenciamento do processo pedagógico a partir de fatos e dados.