A experiência da educação empreendedora e o modelo de Ensino Médio em Tempo Integral do Sebrae/MG foi apresentado pelo diretor da instituição, Marden Magalhães e equipe técnica, ao Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, que visitou a unidade, nesta sexta-feira (28/10).
A instituição é parceira da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) na implementação do Ensino Médio em Tempo Integral na rede de educação estadual mineira, além de colaborar na elaboração do módulo de Preparação Básica para o Trabalho e Empreendedorismo das matrizes curriculares dos cursos técnicos ofertados no EMTI Profissional.
Durante a visita, o secretário ressaltou a importância da parceria entre o Estado e o Sebrae para aprimorar ainda mais a qualidade do ensino público. “Conheci mais de perto o trabalho que a instituição parceira realiza. Temos hoje cerca de 12 mil estudantes do EMTI Profissional beneficiados com essa parceria, algo que é muito importante para nós. Aproveitamos também a visita para reforçar e alinhar as ações que desenvolvemos com as nossas Regionais de Ensino para que possamos implementá-las em nosso estado”, pontuou o secretário.
A gerente de educação do Sebrae/MG, Fabiana Pinho, explicou um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela instituição que considera ser fundamental na parceria que leva o modelo de educação empreendedora aos alunos da rede pública estadual. “Dialogamos sobre a parceria e sobre o trabalho que realizamos no EMTI, em que contribuímos para levar o empreendedorismo aos estudantes das escolas estaduais, para que eles possam se formar de uma maneira diferenciada, se posicionando no mercado de trabalho, utilizando do empreendedorismo para transformar suas próprias vidas”, explicou Fabiana.
A diretora de Educação Integral e Profissional da SEE, Andrea Botelho, disse que a experiência positiva do Sebrae é muito importante para nortear as ações já implementadas pela Secretaria, além de direcionar a criação de outras e fomentar o protagonismo dos jovens na formação profissional para o mundo do trabalho. “O Sebrae nos apresentou ações inovadoras desenvolvidas com os seus estudantes e como podemos trazer essa experiência para a nossa rede e fortalecer a formação dos nossos profissionais, o protagonismo dos nossos jovens e fomentar também o empreendedorismo, tão importante na formação profissional e técnica”, afirmou Andrea.