A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), representada pela Secretária Adjunta de Educação, Geniana Guimarães Faria, participou da solenidade de premiação do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) na manhã desta quarta-feira (07/12), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), no bairro Pompéia, em Belo Horizonte.
Foram premiadas dez escolas municipais que mais se destacaram na implementação do Programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O Secretário-Geral do Estado, Mateus Simões e a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, homenagearam professores e alunos do ensino fundamental que participaram do evento.
Este é um programa de educação ambiental realizado nas escolas desenvolvido em parceria com secretarias municipais de educação e meio ambiente. Ao todo 65 municípios mineiros participaram do programa em 115 escolas municipais.
“Discutir a temática do meio ambiente e sustentabilidade está posto na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Referência de Minas Gerais onde os trabalhos transdisciplinares ocorrem, mas temos um desafio de aplicar o que a gente aprende. E são programas como este que ajudam nossas escolas atuar na prática. Nosso desafio é chegar nos 853 municípios, nas escolas municipais e estaduais e, também, nas privadas. Parabéns a todas as escolas premiadas. Essa é uma discussão importante, necessária e urgente”, ressalta a Secretária Adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria.
O programa capacita educadores e professores, por meio da disponibilização de curso EAD de Educação Ambiental, proporciona atividades práticas de educação ambiental para alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino, estimula a redução do consumo de água e energia na residência dos alunos e nas escolas.
“Eu fico feliz e satisfeito em perceber que esta iniciativa tem crescido. Ela seria impossível sem os professores. Quero agradecer a todos que destinam um tempo da sua jornada a sensibilizar os alunos sobre a importância da sustentabilidade. Prefeitos, Secretarias de Educação e Meio Ambiente também são peças importantes. Espera-se jovens mais conscientes sobre o papel que eles têm no futuro”, disse o Secretário-Geral do Estado, Mateus Simões.