Nos últimos quatro anos, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), vem investindo de maneira significativa em ações estratégicas, de forma contínua, para valorização dos profissionais e servidores da Educação.
O maior destaque do ano de 2022 foi o lançamento do Trilhas de Futuro Educadores, iniciativa inédita no Estado e maior projeto de formação continuada já desenvolvido pela pasta. O Trilhas Educadores ofertou mais de 25 mil vagas em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado), em 31 instituições de ensino superior credenciadas, aos servidores de carreira efetivos e estáveis da rede, de forma 100% gratuita.
Além desse destaque, neste ano o Governo de Minas concedeu um reajuste salarial de 10,06% a todos os servidores do Estado, incluindo os profissionais da Educação. Desde 2019, a SEE/MG também nomeou quase 15 mil novos servidores aprovados em concurso público, sendo mais de seis mil apenas em 2022. Esses profissionais, nomeados para atuar na rede estadual de ensino, são fundamentais para o desenvolvimento da política de fortalecimento do quadro efetivo das escolas.
A SEE/MG também garantiu o cumprimento do pagamento do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) aos servidores que faziam jus ao benefício, atendendo mais de 20 mil cargos. E ainda a publicação de promoções e progressões que permitem a evolução na carreira. O Governo do Estado também efetuou o pagamento do passivo de férias-prêmio em espécie, devido por gestões anteriores, somando ao total de mais de R$ 400 milhões de reais e contemplando cerca de 23 mil servidores.
A subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação, Gláucia Ribeiro, destaca que essas ações possibilitam melhorias permanentes tanto na qualidade do ensino, quanto na valorização dos profissionais, que fazem a educação pública em todo território mineiro. “Nos dedicamos a fazer nosso trabalho da melhor forma, com o propósito diário de reconhecer e valorizar nossos servidores. Desenvolvemos, ao longo desta gestão, iniciativas que vêm contribuindo de maneira contínua para a promoção e o fortalecimento tanto do ensino público, quanto dos profissionais que se dedicam à nobre missão de ensinar e todos os servidores que integram a rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Para 2023, continuaremos a fomentar mais políticas públicas, pois reconhecemos a importância da valorização dos servidores”, declarou a subsecretária.
Trilhas de Futuro Educadores
É um dos maiores projetos de formação continuada e desenvolvimento profissional da história do Estado de Minas Gerais, instituído e normatizado pela Resolução SEE nº 4.697, de 13 de janeiro de 2022. Oferece cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu (especialização/MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado) em instituições de ensino superior do país inteiro, credenciadas pela SEE/MG no projeto. Os cursos lato sensu são ofertados à distância e os cursos stricto sensu, de acordo com a programação da instituição.
Neste ano, foram investidos cerca de R $32 milhões na iniciativa, com 6.053 matrículas realizadas nos cursos de lato sensu e 552 nas formações stricto sensu, totalizando 6.605 servidores da Educação cursando pós-graduações gratuitas. Para 2023, a previsão é lançar a segunda edição do projeto, com formações diversas, podendo contemplar ainda mais servidores da rede.
Novos gestores
Os novos diretores que vão assumir a gestão escolar da rede estadual de Minas Gerais tomaram posse e iniciaram o exercício no último dia 2 de janeiro. A eleição das chapas para escolha dos novos gestores foi realizada no dia 1º de dezembro. Ao todo, 3.370 escolas estaduais realizaram o processo de escolha de diretor, de forma democrática. O número total de chapas inscritas foi de 3.709 em todo o estado.
Novo concurso
Para 2023, está sendo preparado um novo concurso público da Educação do Estado, que prevê a oferta de 20.008 vagas nas áreas: Professor de Educação Básica (PEB); Especialista em Educação Básica - (EEB); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Analista de Educação Básica (AEB); Analista Educacional, na função de Inspetor Escolar (ANE-IE); Técnico da Educação (TDE); e Analista Educacional (ANE).
A realização de pregão eletrônico para contratação da banca organizadora do concurso está prevista para ocorrer até o final de janeiro de 2023. Já a publicação do edital deverá ocorrer em maio de 2023.