Os novos diretores e vice-diretores das escolas estaduais mineiras tomaram posse no dia 2 de janeiro de 2023 e iniciaram o exercício do mandato, que agora tem duração de 4 anos.
Cada Superintendência Regional de Ensino (SRE) estabeleceu o formato da cerimônia — se de forma presencial ou virtual, por videochamada e assinatura dos documentos via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Ao todo, 3.445 Diretores foram empossados. Desses, 1.192 são novos no cargo e 2.253 reconduzidos; 509 são servidores convocados e 2.936 efetivos. A eleição dos gestores contou com a participação de toda a comunidade escolar, por meio de votação ocorrida no início de dezembro.
Concorreram aos cargos aqueles servidores que cumpriram os critérios do art. 8º da Resolução 4.782/2022, incluindo os atuais Diretores e Vice-Diretores. O processo de eleição ocorreu em 3.370 escolas estaduais de toda Minas Gerais, dentro dos pressupostos éticos e legais que regulam a administração pública, garantindo o princípio da gestão democrática da educação pública, consignada nas Constituições Estadual e Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Estudantes, pais de alunos e profissionais dessas instituições tiveram a oportunidade de votar.
De acordo com o art. 45 da referida Resolução, “os diretores nomeados e os vice-diretores designados, em decorrência de indicação em processo de escolha, poderão permanecer em exercício, respectivamente, no cargo e na função, pelo período de 4 (quatro) anos consecutivos, contados da data do ato de nomeação/designação, até a realização de novo processo de escolha." Esses educadores são servidores ocupantes de cargo efetivo, de quaisquer das carreiras dos Profissionais de Educação Básica ou de função pública estável, assim como convocado/contratado para o exercício de função pública.
Levando em consideração as normas do artigo 8º da Resolução 4.782/2022, nas escolas onde não houve a formação de chapa para concorrer ao processo, o Colegiado Escolar indicará servidor que atenda aos critérios definidos.
Renovação que inspira e encoraja rumo a novas possibilidades
A nova Diretora da Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago, da cidade de Pedralva, no Sul de Minas,Teresinha Aparecida Rodrigues, é a primeira mulher a ocupar esse cargo em toda a história da instituição. “Ser a primeira mulher a ocupar o cargo de Diretora, com 95% dos votos, após 70 anos de existência da nossa Escola, representa para mim, uma honra imensurável”, ressalta a nova gestora.
Fundada em 1952, a escola já teve duas mulheres pleiteando o cargo, em 2007 e 2016, mas sem êxito. De todos os Vices-Diretores, apenas 6 eram mulheres, e Teresinha foi uma delas, ocupando o cargo por seis anos e meio. O trabalho dela na área educacional começou em 2007, como especialista em educação e atuando como professora dos ensinos fundamental e médio.
Incentivo e apoio são essenciais na educação, é o que destaca Teresinha, “não somente tratar bem, mas cuidar bem das pessoas — sejam alunos, professores, funcionários, pais ou comunidade em geral”. A Educadora concluiu os estudos aos 32 anos e afirma que “sempre tive um carinho especial e um olhar diferenciado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e demais projetos, pois a minha história profissional começou quando fui aluna do projeto ‘Caminho da Cidadania - Ensino Médio’, onde eu fui estimulada a acreditar que poderia realizar o sonho de ser professora”, pontua.
Esse foi o ponto de partida para que Teresinha seguisse a profissão, inspirando e encorajando os estudantes. “Sinto-me muito feliz por descobrir minha vocação e me apaixonar pela educação, o que muito me realizou como pessoa e também profissionalmente. Creio que por amar minha profissão destaca o diferencial do meu trabalho.” Em 2021, a nova Diretora foi honrada com o Título de Mérito Educacional, da Câmara Municipal de Pedralva, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município no exercício das atividades educacionais.