Políticas pedagógicas implementadas na rede pública estadual de Minas Gerais estão se tornando referência para outros estados do país.
Para conhecer dois modelos da rede pública estadual mineira, o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e o Trilhas de Futuro, esteve em Minas, nesta quinta-feira(19/01), o secretário de Estado de Educação do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Vitor de Angelo.
Durante o encontro em Belo Horizonte, o secretário de Educação do Estado de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, levou o secretário do Espírito Santo para conhecer a Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, no bairro Horto, região Leste da capital, que oferece integralmente o Ensino Médio em Tempo Integral, onde puderam conversar com a direção da escola e trocar experiências.
Vitor de Angelo e Igor de Alvarenga também estiveram reunidos com técnicos da SEE-MG, que cuidam do EMTI e do programa Trilhas de Futuro. “Vim entender como Minas Gerais tem atuado com o ensino em tempo integral e talvez me inspirar e adequar à realidade do Espírito Santo”, disse o secretário Vitor de Angelo. Ele ressaltou que tem buscado visitar outros estados para ver as práticas de cada um.
Para o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, essa troca de experiências é muito enriquecedora para o ensino público mineiro.
“ A vinda do presidente do CONSED e secretário de Educação do Espírito Santo, foi muito positiva, porque a troca de experiências é sempre uma grande oportunidade para que os estados compartilhem as práticas bem-sucedidas e busquem, juntos, soluções para os desafios que enfrentamos. Foi um dia muito produtivo”, conclui Igor de Alvarenga.
Sobre o EMTI
A partir deste ano, 720 escolas, de 407 cidades mineiras, irão ofertar o modelo de educação do Ensino Médio em Tempo Integral, com a oferta de mais de 100 mil vagas na rede. O EMTI é um modelo de educação que oferece ao estudante a oportunidade de concluir o ensino médio e um curso técnico ao mesmo tempo.
Dentre as novidades está o aumento em 50% na oferta do EMTI Profissional, que estará em 299 escolas, onde o estudante terá a oportunidade de concluir o ensino médio e um curso técnico ao mesmo tempo.
Trilhas de Futuro
É o maior programa de formação profissional de jovens estudantes já desenvolvido pelo Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que disponibiliza gratuitamente cursos técnicos em diversas áreas, aos estudantes e egressos do ensino médio, em redes credenciadas pela instituição para lecionar as capacitações.
Em 2022 o projeto ofertou 140 mil vagas gratuitas em 123 municípios. Atualmente, o Trilhas conta com mais de 98 mil alunos ativos, com 1.183 já formados, em 24 municípios. Neste ano, está prevista a formatura de mais 53 mil alunos, em 110 municípios. E no início de fevereiro haverá a abertura de mais 40 mil vagas, na terceira etapa do programa.
Ao todo, o Governo de Minas já investiu R$ 528 milhões no projeto. Ainda é aguardada a 3ª edição do Trilhas, que será lançada neste ano. Para esta nova edição, a SEE deve investir mais de R$1 bilhão nos cursos já em andamento e nas novas vagas que serão disponibilizadas nas unidades parceiras do projeto.