A Ciência no Brasil à luz do Sirius: uma proposta pedagógica sobre protagonismo e valorização do conhecimento humano foi escolhida entre as oito melhores iniciativas apresentadas pelos professores do ensino médio de escolas estaduais, municipais, federais e particulares de todo país.
Leandro Moraes, professor e vice-diretor da rede estadual de ensino de Minas Gerais há 11 anos, é um dos oito professores do Brasil a vencer o Prêmio de Propostas Pedagógicas 2022, concurso realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), de Campinas.
A proposta de Leandro tem uma sequência didática que apresenta informações sobre o acelerador de partículas, o Sirius, equipamento feito com tecnologia quase 100% brasileira. Segundo o professor, ele é um grande microscópio que ajuda a desvendar e resolver problemas científicos em diversas áreas, como a da saúde, por exemplo, em que recentemente foi realizada uma pesquisa para analisar o Coronavírus, a fim de entender sua estrutura e maneiras de combatê-lo. Além disso, o equipamento permite que sejam feitos estudos científicos em outras áreas como agricultura, combustíveis renováveis, nanotecnologia; novos materiais e aperfeiçoamentos em tratamentos de saúde que podem ajudar não só o Brasil, mas o mundo a vencer pandemias como a que ocorreu da Covid-19.
O professor conta que a busca constante por novas descobertas foi o que o inspirou a criar a proposta vencedora da competição do CNPEM. “Sou um professor que incentiva os alunos a buscarem mais conhecimentos sobre o mundo. Acredito que a ciência ajuda a descobrirmos novas maneiras de ensinar, sobretudo no entendimento e valorização da ciência pelos alunos das escolas estaduais, área que considero primordial para o desenvolvimento da humanidade”, destacou Leandro.
Como vencedor do concurso, foi contemplado com uma visita técnica com todas as despesas pagas pelo CNPEM, para conhecer laboratórios nacionais, inclusive o acelerador de partículas, o Sirius. Ele também recebeu como premiação materiais pedagógicos para incluir no conteúdo diário trabalhado com seus alunos da rede pública estadual.
A proposta pedagógica está disponível para acesso no endereço eletrônico: https://pages.cnpem.br/espem/selecionados. Ela pode ser adaptada à realidade de outros professores da rede estadual de ensino que queiram levar o projeto para trabalhar em sala de aula e aprofundar o conhecimento científico.
ICEB
A Secretaria de Estado de Educação(SEE/MG) trabalha por meio do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Currículos Referência de Minas Gerais (CRMG), bem como o cumprimento de ações voltadas à educação das relações étnico-raciais, em consonância com as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008.
“Receber a notícia de um profissional premiado por ter desenvolvido um projeto de Iniciação Científica é extremamente valioso e necessário para a Secretaria. Afinal, é aproximar a Educação Básica dos saberes acadêmicos e conceber metodologias científicas junto aos nossos estudantes”, ressalta Iara Viana, assessora da Subsecretaria de Educação Básica que acompanha a temática na pasta.
Segundo ela, a iniciativa da SEE-MG frente a Iniciação Científica tem apresentado resultados positivos por meio do ICEB. “Consideramos extremamente desejável que outros educadores se sintam motivados a desenvolverem o protagonismo científico junto a seus estudantes”, concluiu Iara.
CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma reunião de quatro laboratórios nacionais brasileiros, localizado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, São Paulo, considerado o maior investimento nacional em ciência da história do Brasil.