O Governo de Minas acaba de entregar, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), obras de reforma na Escola Estadual Zezé de Lima, em Itaúna, região Centro-Oeste do estado.
As melhorias, iniciadas em maio de 2022, são: reforma da quadra poliesportiva, recuperação estrutural do talude em concreto e serviços de drenagem no piso externo de acesso à quadra.
O investimento superou os R$600 mil reais, recursos da Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG). Além disso, a escola recebeu do Governo de Minas, por meio da SEE/MG, recursos para aquisição de mobiliário revitalizado e equipamentos, que somam mais de R$500 mil em investimentos.
No poliesportivo, foram colocadas calhas galvanizadas e condutores de águas pluviais, complemento de pintura da estrutura metálica, limpeza com hidrojateamento no piso, selagem de trincas no piso e pintura do pavimento da quadra. O local também recebeu faixas de demarcação e instalação de novos equipamentos esportivos, como traves de gol de futsal, tabela e aro de basquetebol e rede de voleibol.
Incentivo
Para a diretora da escola, Juliana Gomes, a reforma da quadra e as outras melhorias representam incentivo para alunos e comunidade. “Por se tratar de uma construção mais antiga, a escola não possui pátio e a área utilizada para momentos de lazer é a quadra. É lá que a escola realiza comemorações, apresentações e recebe a comunidade escolar. O espaço estava muito deteriorado, e sem iluminação. Além disso, o alambrado havia sido furtado e as chuvas de 2021 deixaram a estrutura de arrimo do entorno comprometidas”, explica.
Daniela Gomes acrescenta, ainda, que a quadra nova é o espaço mais acolhedor da escola. Totalmente reestruturada e revitalizada, se tornou o cartão postal da unidade de ensino e motivo de orgulho para a equipe. A escola Estadual Zezé Lima funciona na rua Alexandrina Bernardes, 273, bairro Itaunense, e atende, atualmente, 460 alunos do ensino fundamental e médio.
História
A instituição de ensino foi criada em 15 de fevereiro de 1964. Entre os anos de 1984 a 2015 a escola oferecia apenas o ensino fundamental I e II. De 2016 em diante, a comunidade escolar passou a contar com turmas de ensino médio, implantadas gradativamente, e, em 2018, a escola teve a primeira turma formada.
* De Agência Minas
* Foto: DER / Divulgação