O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, entregou nesta quarta-feira (15/2) ao governador, Romeu Zema, um conjunto de medidas, sugestões e projetos que irão contribuir com o desenvolvimento do setor produtivo em todo o Estado.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), representada pelo responsável pela pasta, Igor de Alvarenga, esteve presente no evento firmando a parceria nas ações no âmbito educacional que visam aumentar a produtividade e a competitividade da indústria mineira.
O ‘’Pacto por Minas’’, lançado em cerimônia na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, foi criado diante de um cenário desafiador previsto para os próximos anos e tem o objetivo de melhorar o ambiente de negócios no Estado. O setor, responsável pela geração de empregos e criação de novas tecnologias, impacta diretamente e indiretamente o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As propostas entregues pela FIEMG ao Governo de Minas foram organizadas em quatro eixos temáticos: capital humano, ambiente de negócios, infraestrutura e sustentabilidade.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, recebeu as propostas e falou sobre as ações que já estão em curso e contemplam as ideias apresentadas pela Fiemg. Além disso, ele propôs unir forças para combater a evasão escolar e estimular os estudantes a se manterem na escola. “São propostas muito boas e muitas delas já estão em implementação pela SEE/MG. Mas será importante contar com a Fiemg para fortalecer as ações”, pontuou o secretário.
Para construir o documento entregue ao Governo de Minas, as Gerências Técnicas da Federação identificaram as principais carências que limitam o pleno funcionamento do setor produtivo no Estado. Com base nesse diagnóstico foram traçadas medidas estratégicas que, quando implementadas, permitirão o fortalecimento da indústria mineira, auxiliando na redução do ‘’Custo Brasil’’, estimado, atualmente, em R$1,5 trilhão, o que equivale a 22% do PIB do país.
Educação
No plano do Pacto Por Minas há propostas para o fortalecimento da Educação em Minas Gerais. Entre os objetivos traçados está a melhoria das práticas de gestão, planejamento e acompanhamento pedagógico; Elevar a porcentagem dos estudantes no Ensino Fundamental e Médio com nível adequado de aprendizagem; Reduzir o abandono escolar, idade-série e a evasão; e aumentar a porcentagem de jovens matriculados em cursos técnicos.
Como mecanismo de estímulos na busca dessas metas, constam os novos critérios de distribuição da cota-parte dos municípios no ICMS; o Prêmio Escola Nota Dez; e a criação de conteúdo que torne a escola mais atrativa ao jovem. Além disso, há ações que visam a formação de professores e coordenadores.