O novo Mapa Estratégico da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já está disponível para consulta no portal da pasta. O documento faz parte do planejamento estratégico da Secretaria para os próximos quatro anos e une organização e foco em resultados para orientar e servir de guia para as ações a serem realizadas.
A ferramenta foi construída a partir do balanço das ações realizadas nos últimos anos e com base nos principais desafios da área. Está de acordo com as metas e estratégias previstas no Plano Estadual de Educação, e explicita, de maneira simples e objetiva, as prioridades da SEE. O foco é resgatar os propósitos a serem alcançados, mostrar claramente a integração entre os projetos prioritários e, assim, garantir que toda a rede esteja alinhada – órgão central, Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e as escolas da rede estadual.
Assim como o documento estrutura o planejamento estratégico da SEE, ele também orienta as escolas na revisão e elaboração de seus planos de ação e projetos político-pedagógicos. Dessa forma, alinhado a um diagnóstico da sua realidade, cada escola poderá se nortear pelos objetivos estratégicos estabelecidos e organizar suas ações de acordo com os eixos propostos.
Objetivos que se adequam à realidade da rede
Os objetivos estratégicos são os fins a serem alcançados e justificam todos os projetos realizados pela SEE. Cada objetivo estratégico tem um foco específico: escola, estudante, professores, gestores, regionais e municípios, e aprendizagem contínua no sistema estadual de ensino. Abaixo, os objetivos:
– Tornar a escola mais atrativa e inclusiva, com a comunidade escolar atuante;
– Preparar os estudantes para o mercado de trabalho, alinhado ao seu projeto de vida;
– Ter profissionais motivados e atualizados quanto às demandas educacionais;
– Implantar modelos inovadores de gestão escolar e ter lideranças motivadas e qualificadas;
– Fortalecer o regime de colaboração entre Estado e Municípios;
– Garantir a continuidade da aprendizagem para todos os níveis e etapas, da educação básica ao ensino superior.
Divididos em quatro eixos de gestão: Gestão Pedagógica, Gestão de Rede, Gestão de Pessoas e Gestão de Infraestrutura, os projetos prioritários detalham e tangibilizam os objetivos estratégicos, traduzindo as ações que serão realizadas para alcançá-los. Assim, eles se complementam.
Os pilares definidos permeiam todas as ações propostas: uma busca contínua da melhoria da aprendizagem e a melhoria da eficiência dos processos operacionais e gastos públicos.
O Mapa Estratégico se propõe a ser um instrumento vivo, que represente a realidade da rede. Por meio da definição dessas diretrizes, é possível trazer mais efetividade às estratégias e transparência às ações realizadas.