A 8ª Edição Especial do Café Com Prosa, evento organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), se encerrou nesta terça-feira (28/2).
O encontro ocorreu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e contou com a presença de cerca de 1 mil participantes, entre secretários municipais de Educação, superintendentes Regionais de Ensino e vários outros agentes ligados ao ensino público. A SEE apresentou os trabalhos executados na rede estadual de ensino que podem ser exemplos e referência, também, nas articulações educacionais dos municípios.
Dentre os palestrantes, estava o subsecretário de Administração da SEE/MG, Silas Fagundes de Carvalho, que falou sobre a oferta do transporte escolar, que ocorre em parceria com a rede municipal em diversas cidades. “O evento está preconizando a valorização da parceria entre Estado e municípios. Demonstramos em nossa apresentação o valor de investimento que o Estado fez nos últimos quatro anos e anunciamos os valores para 2023 e as melhorias do novo modelo do Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE-MG). Nós dependemos dessa parceria e devemos valorizá-la”, pontuou Silas Fagundes.
Nas ações pedagógicas, o destaque foi o Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (MAPA-MG), conjunto de materiais pedagógicos lançado no ano passado pela pasta. Apresentado pela subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Izabella Cavalcante Martins, o material também pode ser usado pelas demais redes como material norteador para professores e estudantes. Izabella aproveitou a ocasião para pontuar aos prefeitos e demais autoridades a necessidade do incentivo às instituições privadas do interior em participar do Trilhas do Futuro, programa que oferece cursos técnicos gratuitos e com ajuda de custo ao estudante. “Queremos toda Minas Gerais participando”, diz a Subsecretária.
Uma outra política de fortalecimento pedagógico apresentada foram os cursos ofertados para a formação continuada de profissionais da educação básica. O diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, Weynner Lopes, apresentou a novidade que está sendo disponibilizada na plataforma e que pode ser utilizada também pela rede municipal. O guia de formação com os cursos gratuitos e online para os profissionais das redes municipais já pode ser acessado neste site.
Já nesta quarta-feira (1/3), o assessor Central de Inspeção Escolar da SEE/MG, Paulo Leandro de Carvalho, falou sobre os fatores que precisam ser reconfigurados no sistema de ensino em Minas Gerais, definindo o conceito de sistema e os elementos que o compõem. “Trata-se de reforçar que a forma de funcionamento dos sistemas educacionais têm como caminho constitucional o regime de colaboração”, disse Paulo Leandro que destacou, ainda, sobre o papel da inspeção escolar junto às redes municipais. “A inspeção escolar constitui na função de estado, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), função de supervisionar o sistema e nas competências de acompanhar, orientar, avaliar e fiscalizar as instituições de ensino de educação básica”, concluiu Paulo.