Conhecer para preservar, é isso que impulsiona o Programa Regar — Regular e Educar.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae/MG) para levar as temáticas de saneamento básico, meio ambiente e regulação para as escolas da rede estadual de ensino. O objetivo é capacitar os profissionais da educação para trabalhar os temas com os estudantes e sensibilizá-los sobre a importância do uso consciente da água e da preservação ambiental.
O Programa Regar teve início no ano passado com a participação de quatro Superintendências Regionais de Ensino (SREs): Sete Lagoas, Nova Era, Ouro Preto e Pará de Minas, contemplando 57 municípios e 215 escolas estaduais, localizadas nas bacias hidrográficas do Rio São Francisco e do Rio Doce. Como parte do Programa, os profissionais da educação são habilitados para que realizem atividades didáticas e pedagógicas abordando os temas com estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. A previsão é de que a segunda etapa do Programa seja lançada em maio, com expansão do Programa para outras seis regionais: Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Guanhães e Ponte Nova. “A intenção é chegarmos com o Programa em 192 municípios e em 713 escolas estaduais”, afirma a diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais, Patrícia Aragão.
Para o desenvolvimento do Programa é sugerida a realização de atividades como exercício prático do filtro de água com material reciclável, gincana de perguntas e respostas e mini ANA — em que os estudantes simulam atuar como agentes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), estudando acerca das águas de uma bacia hidrográfica e propondo melhorias. Fica a critério de cada professor trabalhar o formato que melhor se adapte à instituição e à realidade da comunidade escolar.
Na Escola Estadual Cristiano Machado, em São Domingos do Prata, da SRE de Nova Era, as atividades foram conduzidas de uma forma leve, lúdica e prática para que os alunos se interessassem em participar. A professora Liamara Luz destaca que a realização do Programa Regar na instituição colaborou muito mais do que apenas sobre o tema da água, mas ajudou também no desenvolvimento cidadão dos alunos, que iam amadurecendo suas opiniões diariamente por meio dos assuntos abordados. “Eles passaram a não ver mais a água como um bem inesgotável e de fácil tratamento”, pontua. Liamara completa dizendo que o Regar não foi abordado apenas nas aulas de ciências e de geografia, mas foi um tema abrangente que toda a escola abraçou.
Podcast
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, neste dia 22 de março, o Regulação em Foco, podcast da Arsae sobre saneamento e regulação, traz uma entrevista com a professora Liamara Luz, que conta com mais detalhes sobre como foi implantar o Regar em sala de aula, quais foram as percepções e como ocorreu o envolvimento dos alunos com o tema. Clique aqui e confira o podcast.
Fotos: Divulgação / SEE-MG