Julia Sant’Anna deu detalhes de como foi desenvolvido o modelo que começa na próxima segunda-feira para os estudantes no estado
13 de Maio de 2020
Secretária de Educação de Minas, Julia Sant'Anna, apresenta ferramentas do Regime de Estudo não Presencial. Foto Pedro Gontijo
A secretária de estado de Educação de Minas, Julia Sant’Anna, deu mais detalhes nesta quarta-feira (13/05) sobre o Regime de Estudo não Presencial lançado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Durante a coletiva de imprensa, Julia esclareceu o funcionamento das ferramentas propostas para viabilizar o ensino remoto e tranquilizou professores, alunos e familiares sobre a continuidade dos estudos durante o período de isolamento social, proposto pelo Comitê da Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), como medida para o enfrentamento e controle da pandemia causada pela doença. A secretária também ressaltou que todas as atividades serão feitas em casa e que as escolas permanecem fechadas enquanto for necessário.
Ainda de acordo com Julia Sant’Anna o modelo adotado em Minas foi construído dialogando com professores, equipe pedagógica e entidades ligadas à educação. Todas as ferramentas foram pensadas para garantir que o maior número possível de alunos sejam contemplados e, assim, possam seguir tendo direito ao aprendizado, sem ficarem expostos às aglomerações e a riscos, neste momento em que as unidades seguem recomendação de não estarem funcionando. “Não haverá atividades de professores e alunos em escolas. As escolas em Minas Gerais seguem fechadas, como no restante do país. Não há o que se preocupar. Professores não têm que se dirigir às escolas, esse acompanhamento deverá ser feito, integralmente, de suas casas”, afirmou.
A situação de ensino remoto vai possibilitar que os alunos da rede pública estadual de Minas Gerais sejam menos afetados e sofram o mínimo possível na evolução de seu processo formativo no momento em que as atividades escolares presenciais forem retomadas. De acordo com a secretária, o diálogo e o esforço de gestores e professores permitiu que Minas Gerais construísse um modelo de destaque nacional. Sendo as ferramentas elogiadas por entidades ligadas à educação. “A gente está com as melhores ferramentas nacionalmente. A gente não admitiu que não fossem usadas as melhores ferramentas, dispôs recursos financeiros para garantir isso e nosso modelo tem sido bastante elogiado nacionalmente. A gente vai conseguir ter bastante orgulho desse processo”, ressaltou.
A situação de ensino remoto desenvolvido pela SEE vai possibilitar que os alunos da rede pública estadual de Minas Gerais sejam menos afetados e sofram o mínimo possível na evolução de seu processo formativo no momento em que as atividades escolares presenciais forem retomadas.
Foram estruturadas três ferramentas que vão funcionar de maneira complementar durante o período: o Plano de Estudo Tutorado (PET); o aplicativo Conexão Escola; e o programa de TV “Se Liga na Educação” que será exibido pela Rede Minas. Além disso, as redes sociais e o site da SEE/MG também ajudarão na integração das ações. A estreia do programa “Se Liga na Educação” será no dia 18 de maio e o aplicativo estará disponível no Google Play Store na mesma data. Em breve será disponibilizado também na Apple Store. A navegação na plataforma será custeada pelo governo de Minas. Os PETs foram disponibilizados nessa terça-feira no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.
Avaliação dos estudantes
A coletiva também teve a participação da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria, que esclareceu como vai funcionar a parte avaliativa das atividades feitas durante o período de aulas remotas. Segundo ela, o momento é para garantir que os alunos sejam estimulados a aprender os conteúdos conforme o que estabelece as apostilas do Plano de Estudo Tutorado (PET) através das atividades de fixação e as avaliações serão realizadas quando as aulas presenciais forem retomadas.
Ainda de acordo com Geniana, a carga horária obrigatória de 800 horas, como estabeleceu o Conselho Nacional de Educação, está sendo cumprida e considerada no Plano de Estudo Tutorado (PET), mas a forma como será fechado o ano letivo ainda será definida “A organização das demais horas, no retorno das aulas presenciais, depende de normativa do Conselho Estadual de Educação”, disse.
Para os alunos público da educação especial, a subsecretária ainda destacou que foi desenvolvido material considerando as especificidades. Ela ainda destacou que para todos os alunos que eventualmente apresentem dificuldades de aprendizado no modelo de aulas remotas estão sendo desenvolvidas algumas estratégias. “Para aqueles que tiverem dificuldades no desenvolvimento das atividades estamos organizando um planejamento bastante cuidadoso de retomada das aulas presenciais. E, no retorno, será realizada uma avaliação diagnóstica para que a gente entenda a eventual defasagem, as dificuldades que não foram desenvolvidas para que os estudantes possam ter uma retomada do conteúdo ou até mesmo reforço escolar”, informou Geniana.
Diferentes iniciativas
Os Planos de Estudos Tutorados (PETs) são apostilas com orientações de estudo e plano mensal de atividades. O material foi elaborado por ano de escolaridade, considerando o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É importante salientar que as ações pedagógicas previstas nos PET têm como objetivo a retomada do conteúdo programático, a consolidação e o posterior avanço na aprendizagem, e será utilizado para compor a carga horária obrigatória conforme previsto na Resolução SEE nº 4.130/2020. A distribuição aos alunos será feita prioritariamente pelos meios virtuais como site, e-mail e Whatsapp.
Os alunos que não têm acesso à internet receberão o material impresso. A organização do processo de entrega do PET impresso aos estudantes deverá ser feita pela escola em estreito diálogo com as Secretarias Municipais de Educação, por meio do aproveitamento dos trabalhadores em deslocamento das prefeituras, dos segmentos representativos das respectivas comunidades, entre outras possibilidades que sejam adequadas a cada comunidade escolar. Assim, não é necessário que os alunos se desloquem até a escola. Toda a estratégia para que o material chegue às famílias será organizada pelos gestores das unidades de ensino.
A entrega do PET impresso poderá, ainda, ser realizada por meio dos serviços postais ou de outra forma colaborativa construída junto às associações rurais e comunitárias ou lideranças das comunidades (Associações, Sindicatos, Conselhos, Pastorais, Agentes Comunitários) desde que, obrigatoriamente, sejam acatadas as orientações das autoridades da área de saúde. A mesma estratégia utilizada para entrega do PET ao aluno poderá ser utilizada para o retorno da atividade para correção do professor. Sempre levando em consideração as orientações da SES.
O programa de TV “Se Liga na Educação” será exibido pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã. As teleaulas vão priorizar os conteúdos que os alunos têm mais dificuldades e, além disso, uma hora da programação será transmitida ao vivo, permitindo que os estudantes possam interagir e tirar dúvidas.
Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). Na terça-feira, o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática será estudada na quarta-feira. Quinta será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira uma programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Também será disponibilizado o aplicativo Conexão Escola. A ferramenta vai reunir o PET, o programa de TV “Se Liga na Educação” e os materiais utilizados nas teleaulas. A conexão do perfil do aluno com a rede para utilizar o aplicativo será custeada pelo Governo de Minas. E, em breve, a plataforma vai oferecer a interação entre os alunos e os professores por meio de salas de aula virtuais.
Complementar a tudo isso, as redes sociais e o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br também poderão ser acessados para obter instruções de como baixar o aplicativo, acessar os conteúdos do PET e assistir às teleaulas exibidas no “Se Liga na Educação”, por exemplo. Nesse site será disponibilizado, também, Guias Práticos para os alunos e professores com orientações para a utilização das ferramentas, além de perguntas e repostas sobre as ferramentas e o Regime de Estudo não Presencial.
Enviar por e-mail - /component/gmg/story/10856-secretaria-de-educacao-julia-sant-anna-esclarece-regime-de-estudos-nao-presencial-na-rede-estadual-de-minas Imprimir - /component/gmg/story/10856-secretaria-de-educacao-julia-sant-anna-esclarece-regime-de-estudos-nao-presencial-na-rede-estadual-de-minas Baixar PDF - /component/gmg/story/10856-secretaria-de-educacao-julia-sant-anna-esclarece-regime-de-estudos-nao-presencial-na-rede-estadual-de-minas