A Secretaria de Estado de Educação- SEE/MG publicou o resultado final da seleção de projetos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB). A seleção foi feita de acordo com o edital SEE N° 04/2023. Ao todo, foram selecionados 400 projetos, dentre os 814 inscritos.
PARABÉNS aos selecionados desta SRE Campo Belo. Sendo estes 9 (nove) projetos em nove escolas:
-EE EE CINIRA CARVALHO 2(17743) - LEITURA E MÍDIAS: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ,
- EE CRISTIANO DE SOUZA (202908) - USO DOS MEIOS DIGITAIS COM CRITICIDADE, ÉTICA E RESPONSABILIDADE,
- EE DORA MATARAZZO (202967) - AQUECEDOR SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA PARA UTILIZAÇÃO NA COZINHA DA ESCOLA,
- EE FIRMINO COSTA (203009) - EXCESSO DE PESO NA ADOLESCÊNCIA: PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES E ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II,
- EE PROFESSOR GETÚLIO JOSÉ SOARES (203475) - EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS MORADORES DA COMUNIDADE RETIRO DOS PIMENTAS – PERDÕES/MG.
- EE JOÃO MELO GOMIDE (203441- EDUCAÇÃO AMBIENTAL PAUTADA NOS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DO BIOMA MATA ATLÂNTICA,
- EE NEWTON FERREIRA DE PAIVA (134511) - CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM TIJOLO SUSTENTÁVEL,
- EE PADRE ALBERTO FUGER (202193) - PROJETO ESCOLA VERDE: AGENDA 21 (SEQUÊNCIA),
- EE TIRADENTES (203106) - PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA,-
As atividades do Programa ICEB tiveram início em 08/05/2023 nas referidas escolas, sendo a proposta de Iniciação Científica para a Educação Básica a de fomentar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e nos Currículos Referência de Minas Gerais - CRMG, por meio da formação de núcleos de pesquisa e de investigação científica para o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem, corroborando para a progressão na trajetória escolar dos estudantes e para o incentivo à continuidade dos estudos e o ingresso dos jovens ao Ensino Superior.
Para mais informações acesse: www.educacao.mg.gov.br.