Estudantes da Fundação Helena Antipoff (FHA), vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), foram contemplados com bolsas-intercâmbio em mais uma etapa do Projeto Cidadão Global — de Minas para o Mundo, que oferece a estudantes de escolas públicas a oportunidade de conhecer outros países.
O anúncio dos 10 selecionados, e dos estudantes suplentes, aconteceu na noite desta segunda-feira (19/6), em cerimônia realizada no auditório da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, integrante do complexo FHA, em Ibirité.
A bolsa permite que os alunos estudem fora por até um ano e inclui passagem aérea internacional; seguro saúde; acomodação em casa de família voluntária; escola, material e uniforme escolar; além de conselheiros da empresa responsável pelo intercâmbio, disponíveis 24h para dar apoio e orientação aos participantes. Os destinos são: Itália, Argentina, Espanha, Alemanha, África do Sul e França. A previsão é que as viagens aconteçam no fim de janeiro do ano que vem.
“Momentos como este revelam que estamos caminhando para dar a todas as iniciativas públicas o caráter de importância que deve ter, o de sempre prestar o melhor serviço a toda a sociedade”, ressaltou o presidente da FHA, Vicente Tarley. A chefe de Gabinete da SEE/MG, Ana Costa Rego, esteve presente no evento e destacou que é muito emocionante ver o trabalho e o empenho em prol de uma educação de qualidade acontecendo na prática.
Experiência que transforma
Nesta edição do Cidadão Global, foram mais de 200 inscrições, das quais cem alunos foram selecionados para participar do projeto. As rodadas de palestra e oficinas, parte do projeto e fases preparatórias para a seleção dos intercambistas, começaram em abril.
“Se não fosse pela escola, acho que a gente não teria essa oportunidade de realizar nossos sonhos hoje”, destaca Maria Eduarda Eliziário, uma das selecionadas nesta edição. Mais que a realização de sonhos, o intercâmbio possibilita conhecer novas culturas, aperfeiçoar novas línguas e ampliar a visão de mundo. Tudo isso abre novas portas para os estudantes e os ajuda a trilhar caminhos para a vida pessoal e profissional.
“Eu fico muito feliz em dizer que ano passado eu realizei meu grande sonho. Eu fui para a Itália, conheci uma nova cultura e aprendi uma nova língua”, afirma Laura Moura, estudante da FHA que já participou do intercâmbio pelo Projeto Cidadão Global. O projeto permite que estudantes de escolas públicas vivenciem novas experiências e ampliem o conhecimento de mundo, tornando-os cidadãos mais conscientes, pessoas mais experientes e, futuramente, profissionais mais capacitados.
Projeto Cidadão Global
A Fundação Helena Antipoff (FHA) realiza o Projeto Cidadão Global desde 2018, oferecendo a oportunidade de estudantes, a partir do 9º ano do ensino fundamental da instituição, construírem experiências que agregarão valor pessoal, social, cultural e profissional. O projeto tem como objetivo trabalhar a educação como ferramenta para eliminar fronteiras; levar o acesso à educação intercultural aos alunos de escola pública; promover palestras e oficinas de formação em competências globais; oferecer a mobilidade acadêmica internacional através de bolsas de estudo por até um ano em escola no exterior.
Ao longo do ano, a FHA seleciona 100 alunos, que participam de palestras e oficinas de formação em cidadania global com temas baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Após essas etapas, a instituição oferece a oportunidade dos interessados se inscreverem no processo seletivo para as bolsas-intercâmbio. A seleção dos estudantes é feita em etapas preparatórias — palestras, oficinas, dinâmicas e atividades — e eliminatórias, com base em critérios como participação em projetos relevantes e notas.
Fotos: FHA / Divulgação