Presente no cotidiano de todos, a matemática tem enorme importância na formação do estudante, tanto no ambiente escolar quanto no cotidiano. Para ressaltar e aproximar os estudantes das práticas da disciplina, a Escola Estadual Três Poderes, de Belo Horizonte, inaugurou o Laboratório de Ensino de Matemática Malba Tahan.
A iniciativa faz uma interface com outras disciplinas como a literatura e a língua portuguesa, proporcionando aos estudantes um conhecimento conjunto das matérias.
A ideia de montar o novo espaço foi da professora Jeane Araújo, que com a ajuda dos seus alunos, transformou um depósito de livros da escola no tão sonhado laboratório. Todas as aulas práticas foram transferidas para o espaço, para facilitar a aprendizagem. “Sempre almejei um espaço de ensino e aprendizagem. Vi no depósito de livro um espaço que poderia ser usado com mais vida. Fiquei feliz com a realização desse projeto. É muito rico, porque os alunos visualizam todo o processo de forma prática”, conta Jeane.
Ela explica que o nome do laboratório vem de livros já trabalhados em sala de aula. “O Homem que Calculava” e “Um professor e o seu interlocutor: Malba Tahan”, são livros do matemático e escritor Júlio César de Mello e Souza, que usa como pseudônimo o nome Malba Tahan. “Esse escritor transformou a matemática decorada em uma matéria curiosa e divertida e, por isso, a inspiração. Tomamos como modelo as ricas histórias que o homem que calculava nos contava em seu caminhar nas ruas de Bagdá. A proposta é tornar o ensino matemático leve, acessível e rico de saberes do dia a dia”, justifica a professora.
A importância do laboratório também é levantada pelo diretor da escola, Daniel Nathan. Segundo ele, os laboratórios temáticos são necessários em qualquer ambiente escolar. “É justamente nestes espaços que os alunos conseguem maior liberdade de pensamento. E neste ano conseguimos efetivamente que este local entrasse em funcionamento como laboratório.”
Desmistificando a Matemática
O projeto tem como um dos principais objetivos simplificar a matemática, deixando de lado o pensamento de “matéria difícil”. Outros pontos visam proporcionar a compreensão de que os conteúdos estudados estão presentes no cotidiano e que a aprendizagem é um processo natural.
A aluna Kenia Sousa, do terceiro ano do ensino médio, reforça algumas qualidades do projeto. “O laboratório trouxe mais experiência e aprendizagem para as aulas de matemática. Ele nos proporciona mais foco, pois saímos do nosso espaço diário para outro, todo equipado para o ensino da disciplina”.
Outros pontos citados pelos estudantes são a estrutura disponível no laboratório, além da união de outras disciplinas como a literatura e a língua portuguesa. Para a estudante Lara Botelho, o laboratório é uma grande novidade, que causa uma atmosfera mais energética, contribuindo para o aprendizado. “Ainda mais pelo fácil acesso que o lugar nos dá com os instrumentos matemáticos, como o transferidor, formas geométricas em miniatura, um telão com projetor, um quadro grande, além dos livros disponíveis. Acho muito interessante”, ressaltou Lara.
A Escola Estadual Três Poderes
A unidade, fundada em 1977, em Belo Horizonte, atende cerca de 1.300 alunos, matriculados no ensino fundamental, médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em três turnos: manhã, tarde e noite.