O Trilhas de Futuro Educadores, programa da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) que oferece cursos gratuitos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado a servidores da Educação, tem feito a diferença na vida pessoal e profissional dos participantes, além de contribuir para o desenvolvimento da carreira dos servidores.
A iniciativa, que vem ampliando o conhecimento e transformando a qualidade da educação mineira, está com inscrições abertas até esta sexta-feira (30/6).
A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Paulo das Graças da Silva, em Belo Horizonte, Raquel Vidal, afirma que sua participação no mestrado em Gestão da Inovação em Administração, na UniHorizontes, por meio da primeira edição do Trilhas de Futuro Educadores, ampliou sua visão como docente e tem agregado muito para a vida profissional e pessoal dela. “As formações têm me ajudado muito na visão da gestão profissão e da minha atuação na sala de aula. Isso acaba sendo inovador para as aulas e para os estudantes também”, comenta.
Atualmente, mais de 6,5 mil servidores da Educação estão matriculados em cursos lato sensu e em formações stricto sensu, ofertados gratuitamente pelo Trilhas de Futuro Educadores. O objetivo é, além de auxiliar no aperfeiçoamento dos profissionais, fomentar a qualidade do ensino da rede estadual de Minas Gerais.
Raquel afirma que o Trilhas foi uma oportunidade muito boa, não apenas para aperfeiçoar o conhecimento, mas também para motivá-la e dar ânimo para a atuação dela como professora. “Pelo curso ser da área da administração, a gente começa ter outros olhares e abre nossa mente para várias coisas. Eu vejo o Trilhas como uma oportunidade que se abriu de forma democrática. E eu fui, acreditei e está agregando muito na minha vida”, destaca a docente.
Oportunidade para aperfeiçoar processos
A diretora da Escola Estadual Cerrado do Rosário, em Itumirim, Cibele Souza, que cursa a pós-graduação em Gestão Educacional no Instituto Federal do Sul de Minas, destaca que a formação tem ajudado na sua atuação como gestora escolar, auxiliando-a na promoção de estratégias para extrair o melhor da equipe. “Na minha avaliação, é um curso excelente, principalmente pensando na minha prática enquanto gestora. É uma oportunidade incalculável e que, de fato, vai influenciar positivamente nas nossas ações”, pontua.
“Como a gente trabalha com pessoas, a gente precisa observar o que cada um tem de melhor para oferecer, e esse curso me ajudou a ter esse olhar mais apurado em relação às habilidades dos profissionais que trabalham comigo”, frisa a diretora, que está no final do curso e já planeja ingressar em outras capacitações do Trilhas.
Ainda dá tempo de se inscrever na segunda edição
As inscrições para a segunda edição do programa se encerram nesta sexta-feira (30/6). Estão sendo ofertadas 6 mil vagas para cursos de aperfeiçoamento, 528 para mestrado e 120 para doutorado, em 45 instituições credenciadas. Um investimento de cerca de R$ 86,1 milhões do Governo de Minas para a formação continuada dos servidores da SEE/MG.
Os interessados devem acessar o site do Trilhas de Futuro Educadores, preencher integralmente a ficha de inscrição e definir o nível, a modalidade e o curso desejado. Haverá um passo a passo orientando o candidato sobre o processo.
Para se candidatar aos cursos de stricto sensu, é necessário que o servidor seja efetivo e estável na Secretaria — quem já concluiu o estágio probatório. Já para as vagas nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, podem se candidatar servidores públicos efetivos, contratados e convocados para o exercício de função pública, e de recrutamento amplo. Os cursos de aperfeiçoamento serão ofertados à distância e os cursos stricto sensu serão ofertados de acordo com a programação da instituição.