Com o objetivo de ouvir o maior número de membros da comunidade escolar, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vai prorrogar a aplicação da Pesquisa de Opinião da Rede – Novo Ensino Médio (PNEM) até a próxima sexta-feira (14/7).
Na consulta pública, estudantes, professores e gestores escolares da rede estadual são convocados a compartilhar as percepções e expectativas sobre o Novo Ensino Médio (NEM).
O principal propósito da iniciativa é ouvir a comunidade escolar e as áreas que lidam diretamente com o novo formato de ensino para entender os desafios da implementação do modelo, além da coleta de dados para fundamentar estratégias de melhorias.
Com cerca de 50% das mais de 2.400 escolas da rede estadual que já colaboraram com a consulta pública, a diretora de ensino médio da SEE/MG, Rosely Lima, celebra a alta adesão da rede estadual de ensino. “Isso nos deixa muito felizes, pois assegura a credibilidade do trabalho de mobilização das nossas regionais e unidades escolares para garantir a escuta de quem realmente vive o NEM na sala de aula, na escola, na regional”, diz.
Segundo a diretora, o prazo da pesquisa foi prorrogado a pedido dos entrevistados devido à extensão, singularidades e diversidades da rede mineira. “Como o propósito é a escuta do maior número possível de impactados com o novo modelo do ensino médio, pedimos a cada um e a cada uma para incentivarem a participação dos que ainda não responderam esse importante instrumento de consulta pública até dia 14/7”, reforça Rosely.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, destaca a importância do PNEM para a próxima etapa de implementação do NEM que abrangerá 100% da rede estadual de ensino em 2024. “É fundamental a participação de todos para que a gente possa colher o maior número de informações e estudar possibilidades de ajustes e adequações que contemplam a realidade da nossa rede e que permitam adaptações ao longo do próximo ano. Para garantir o sucesso de mais uma etapa desse processo, a gente precisa ouvir cada um que já experimentou o que foi feito até agora”.
Aplicação da PNEM
Inédita no estado, a pesquisa pode ser respondida em 15 minutos. Foram disponibilizados três links com formulários distintos, cada um destinado a um grupo de participantes — estudante, professor e gestor escolar. A escuta dos estudantes é direcionada a todos os alunos do 2º ano do ensino médio e do 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar sobre a aplicação da pesquisa, a SEE/MG disponibilizou o Manual para Aplicação da Consulta Pública.
A previsão é que sejam cerca de 390 mil estudantes respondentes. O levantamento com os professores é voltado aos docentes que atuam no 1° e 2° ano do ensino médio, tanto na Formação Geral Básica quanto nos Itinerários Formativos. Já a pesquisa com os gestores escolares é voltada a todos os diretores, Especialistas em Educação Básica (EEB) e coordenadores do NEM.
Novo Ensino Médio
Em 2022, a SEE/MG iniciou a implementação do Novo Ensino Médio na rede pública estadual de ensino com as turmas de 1º ano, de forma cuidadosa e responsável, em razão das inovações trazidas pelo novo Currículo Referência Minas Gerais do Ensino Médio e, em especial, por seu robusto sistema de ensino, que contempla mais de 2.400 escolas estaduais com a oferta de Ensino Médio em todo o estado. A partir dessa importante vivência pedagógica, a SEE/MG estendeu o atendimento a todas as turmas do 2° ano em 2023, e ampliará para as turmas do 3º ano em 2024.