Completando o ciclo de reuniões gerenciais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) promoveu um momento de alinhamento com os servidores das assessorias e apoio dos gabinetes do Órgão Central, nesta segunda-feira (7/8) na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O objetivo do encontro foi nivelar as áreas sobre assuntos gerais, processos e ações executadas pela Secretaria, bem como apontar necessidades e ajustes a serem feitos. Na oportunidade, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, apontou números de sucesso que foram conquistados graças à dedicação e esforço das equipes, como os mais de 60 mil estudantes que retornaram às salas de aula por meio do projeto Busca Ativa.
As reuniões gerenciais são uma oportunidade de aproximar as áreas das lideranças da Secretaria, para que toda a pasta trabalhe em uma mesma direção. Com essa reunião, a SEE/MG completa o ciclo de alinhamentos com os servidores, que tem acontecido desde o início do ano.
Resultados que fazem a diferença
Durante o encontro, Alvarenga destacou as ações que a Secretaria de Educação tem desempenhado, como dar voz aos gestores escolares para que os aprimoramentos sugeridos e executados estejam de acordo com a realidade de cada lugar e respeite as características regionais e culturais de cada instituição. “Serviço público é para chegar onde ninguém chega”, apontou o secretário.
A SEE tem ido às escolas e conhecido as atividades desempenhadas na ponta, o que possibilita que o Órgão Central aprimore as estratégias para que a Educação chegue a lugares em que só o serviço público alcança e onde ele é necessário.
O Secretário reconheceu o trabalho e os desafios enfrentados cotidianamente pelos servidores e ressaltou a importância da atuação de cada servidor para que a Educação seja cada vez melhor. “A Educação move todo mundo. Somos a secretaria que consegue entrar em todas as casas do estado”, pontuou.
Comunicar bem para uma integração que faz a diferença
A secretária adjunta, Geniana Faria, frisou a relevância dos servidores da SEE/MG conhecerem as ações executadas pela pasta e os conceitos que permeiam o trabalho realizado. Também foram ressaltadas a necessidade de clareza nos processos e sobre os programas para que o trabalho seja bem desenvolvido.
“Nosso objetivo é encontrar e resolver os problemas”, pontuou Geniana, que também abordou a importância da comunicação e da colaboração entre as equipes, para que os processos sejam aperfeiçoados e os resultados mais efetivos, e para que as informações cheguem de maneira compreensível na ponta. Tópico que também foi reforçado por Igor.
O momento também foi de escola, onde os servidores tiveram a oportunidade de fazer perguntas e apontar desafios.